Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Bombas de combustíveis reprovadas pelo Inmeq

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Bombas de combustíveis reprovadas pelo Inmeq

De janeiro a 1ª quinzena de agosto, o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado do Inmetro, reprovou 589 bombas medidoras de combustíveis líquidos no Maranhão. Deste total, 35 reprovações se referem à bomba baixa, quando o instrumento entrega menos combustível do que o comprado pelo consumidor, apresentando, portanto, erro de medição.


 

Só este ano, o Inmeq-MA já fiscalizou 5.197 bombas medidoras de combustíveis no estado. Em todo o país, as fiscalizações do Inmetro alcançaram um total de 278 mil instrumentos.

 

Em termos percentuais, o quantitativo de instrumentos reprovados no Maranhão equivale a 11,33%, sendo 0,76% referentes a erros de bomba baixa. A média nacional deste tipo de irregularidade é de 0,7%.   

 

Além de bomba baixa, também foram encontradas irregularidades como vazamento e deformidades em mangueiras, vazamento nos bicos de descargas, instalação elétrica em mau estado de conservação, vazamento de óleo, plano de selagem incorreto, entre outros. 

 

A fiscalização do Inmeq-MA em postos de combustíveis consiste na verificação das bombas medidoras de combustíveis líquidos. “Temos equipes em campo que fiscalizam postos de combustíveis diariamente. O objetivo deste trabalho é detectar irregularidades e evitar fraudes contra o consumidor”, afirma o presidente do Inmeq-MA, Geraldo Carvalho Júnior. 

 

O consumidor tem todo o direito de exigir os testes de vazão/medição de combustível no posto. Caso desconfie de alguma irregularidade, pode dirigir-se à sede da entidade (na Avenida São Luís Rei de França, no Olho d´Água) ou denunciar por meio do telefone da Ouvidoria 088 071 5281.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.