Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Comida de qualidade no futuro

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Comida de qualidade no futuro

Programa Todos por São Luís oferece oficina ″Chefe Mirim″
Frutas, verduras, legumes são alimentos ricos em nutrientes, mas, na hora de escolher, a criançada não se interessa por esses atributos. Doces, lanches rápidos e pratos não muito saudáveis são os preferidos. Atrair a atenção da criançada e fazer com que eles conheçam o valor e o sabor dos alimentos saudáveis é o foco da oficina Chefe Mirim, promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa). A oficina ensina às crianças o preparo de receitas nutritivas e fáceis de fazer.

O curso está na programação do programa Todos por São Luís, com turmas de aproximadamente 50 alunos. Nesta quinta-feira (20), a oficina aconteceu na Unidade Basica de Saúde (U.E.B) Justo Jansen, no Centro. "O resultado tem sido positivo. As crianças participam ativamente, se divertem e aprendem sobre alimentação saudável", destacou a nutricionista e uma das coordenadoras do curso, Valéria Moraes.

Durante a capacitação, as crianças colocam, literalmente, a mão na massa e transformam os alimentos em atraentes pratos. Atenta a todas as instruções, a garotada interage, pergunta e sugere.

Para a dona de casa Antônia de Macedo, 37 anos, a oficina vai ajudar as crianças a gostarem de alimentos que façam bem à saúde. "Meu filho não come muito bem, mas eu tento fazer com que ela goste de comidas mais naturais", disse ela.

Já a recepcionista Marcela dos Santos, 34 anos, diz que o filho, João Marcos, de seis anos, não dá trabalho para comer. Segundo ela, o garoto é fã de frutas, de verduras e se alimenta bem na hora das refeições. "Gostei da ação porque a criança interage com os colegas, aprende hábitos saudáveis e a gente que é mãe fica feliz por estar participando com eles", disse.

"A alimentação é essencial em todas as fases de nossa vida, e na infância tem uma grande importância. Esta é a fase do aprendizado e do desenvolvimento. Por isso, uma alimentação balanceada faz toda a diferença", diz a nutricionista Valéria Moraes. Ela explica que é também nessa fase que são formados os hábitos alimentares, ou seja, que se aprende a gostar ou não de certos alimentos.

Valéria orienta que pais conversem com seus filhos e os ajudem a gostar de consumir alimentos naturais. "São alimentos que possuem nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. Estimular este gosto é um trabalho da família, da escola e da sociedade para que tenhamos adultos melhor alimentados no futuro", avalia. O curso é desenvolvido ao longo do ano nas escolas e integra o cronograma da Semsa. Em 2014, foram mais de 200 crianças participantes da oficina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.