Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Mais de seis mil unidades no bairro do Maracanã

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Mais de seis mil unidades no bairro do Maracanã

Empreendimentos do ″Minha Casa Minha Vida″ formam minibairro no Maracanã

Até o próximo ano, o Maracanã terá um minibairro formado por três empreendimentos do "Minha Casa, Minha Vida" que somarão mais de seis mil unidades habitacionais, com linha de ônibus própria, equipamentos sociais e infraestrutura para o bem-estar das 18 mil pessoas que devem morar no local. Os empreendimentos estão sendo viabilizados por meio de parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e o governo federal. Dois deles, Amendoeira e Santo Antônio, foram entregues na última segunda-feira (10) em cerimônia que contou com a presença da presidente, Dilma Rousseff, do prefeito Edivaldo e do governador Flávio Dino.

"Além da moradia, que renova a dignidade dessas famílias, nós buscamos assegurar estrutura e condições de serviços públicos e infraestrutura para que a população que viverá nos residenciais tenha comodidade, desfrute de qualidade de vida, e receba o aparato da escola, do transporte público e dos espaços de vivência e lazer, tudo próximo de casa", disse o prefeito Edivaldo.

Os dois empreendimentos somam 2.020 unidades. As casas são compostas por dois quartos, banheiro, sala, cozinha e área de lazer, com quadra, playground e anfiteatro ao ar livre. Cada residencial vai contar ainda com uma creche contratada junto ao governo federal, entre outros equipamentos sociais, fruto do empenho do prefeito Edivaldo em proporcionar espaços urbanizados e equipados com serviços públicos para os contemplados.

Contemplados com unidades dos residenciais Amendoeira e São Antônio comemoram a aquisição do imóvel. "Estou muito feliz porque morava de aluguel e agora estou com minha casa. Graças a Deus por isso e agradeço o prefeito Edivaldo por esse sonho ter se tornado realidade. Agradeço de coração", disse Noemia de Jesus dos Santos. "Foi uma grande luta chegarmos até aqui e conseguirmos a casa própria. Então, esse é um dia de alegria e felicidade para toda a família", exultou Rosa Maria, uma das primeiras contempladas a receber as chaves de sua nova casa.


Atendendo às exigências de qualidade do Programa "Minha Casa, Minha Vida", os empreendimentos são equipados com infraestrutura completa, pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica e disponibilidade de acesso ao transporte público. As residências também são dotadas de sistema de aquecimento de água por energia solar, o que é ambientalmente adequado e reduz o consumo de energia das famílias.

"Para a Prefeitura, a entrega desses empreendimentos representa um passo fundamental na política pública de habitação e de combate ao déficit de moradia que temos no Maranhão. Nós vivemos em um estado em que a sub-moradia e a inexistência de moradia representam um dos maiores problemas sociais e temos trabalhado para desconstruir essa realidade", observou o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Diogo Lima.

Apenas em 2015, serão entregues mais de oito mil unidades habitacionais por meio do programa "Minha Casa, Minha Vida". Estão sendo beneficiadas com o programa pessoas que perderam suas casas no ano passado em decorrência das chuvas, de áreas de risco e o grande público que são pessoas que ganham entre zero e três salários mínimos e pessoas de baixa renda, que vivem de aluguel, o que compromete a já escassa renda da família.

A Prefeitura e o governo federal têm buscado superar a distância dessas residências com equipamentos próximos. Nestes dois últimos empreendimentos entregues na segunda-feira, já existe uma escola e um centro de saúde na entrada dos dois residenciais. "A Prefeitura está terminando a construção da Unidade de Saúde na zona rural, ao lado do Terminal do Distrito Industrial, com uma estrutura para atender não só estas comunidades como outros moradores da região", comentou o prefeito Edivaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.