Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Procon intensifica fiscalização nas agências bancárias de Santa Inês

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Procon intensifica fiscalização nas agências bancárias de Santa Inês

O PROCON Maranhão, através de sua unidade em Santa Inês, inaugurada em junho deste ano, está atuando de forma consistente na fiscalização de instituições bancárias da região. Em apenas três meses foram realizadas três fiscalizações em todos os bancos do município e autuadas agências dos bancos Itaú, Bradesco, Banco da Amazônia, Caixa Econômica e Banco do Brasil.

 

As principais queixas dizem respeito ao tempo de espera em filas, que comumente excede o prazo de 30 minutos, o que contraria o estabelecido pela lei 394/05. Além disto, a falta de cabines e divisórias para separar clientes em atendimento também foi alvo das fiscalizações do PROCON, isso porque a falta dos chamados biombos retira a privacidade do consumidor que realiza operações e permite que pessoas mal intencionadas obtenham acesso à informações privilegiadas.

 

Segundo o diretor-geral do PROCON-MA, Duarte Júnior, todas as unidades do órgão nos municípios do interior do estado estão realizando ações de fiscalização nos bancos. “A humanização dos serviços bancários é prioridade no governo Flávio Dino. Desta forma, todos os Procons estão trabalhando incansavelmente para garantir os diretos dos consumidores maranhenses”, disse.

 

De acordo com o coordenador do PROCON Maranhão em Santa Inês, Jesion Passos, as fiscalizações surtiram efeitos nas agências bancárias da cidade. “As agências do Banco da Amazônia e Bradesco já disponibilizaram cabines e divisórias para garantir maior segurança aos consumidores em seu atendimento. Outros problemas, como falhas em máquinas de senhas, por exemplo, também já foram solucionados. Estamos trabalhando para humanizar o serviço bancário seguindo o cronograma de fiscalizações e as diretrizes indicadas pelo diretor-geral do PROCON, Duarte Júnior”, destacou. 

 

O banco que apresentava falha em máquinas de senhas e painel eletrônico era o Itaú. Após autuação, realizada em junho, a situação foi regularizada e a emissão das senhas passou a funcionar normalmente.

 

A unidade do PROCON em Santa Inês faz parte do projeto de municipalização do órgão, promovido pelo Governo do Estado. O PROCON está presente em Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Estreito, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Luís e Timon.

 

Nesta gestão serão inauguradas mais seis unidades, distribuídas nos municípios de Barreirinhas, São João dos Patos, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Presidente Dutra e Santa Luzia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.