Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: 403 anos de São Luís

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

403 anos de São Luís

A capital maranhense comemora 403 anos de fundação. A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), realizará programação cultural diversificada nos principais pontos da cidade até o dia 12 de setembro, com shows, apresentações culturais, manifestações religiosas, festival de cinema, festival de folclore, festival de arte urbana, entre outras atividades artísticas.

Toda programação foi organizada de modo a atender a diversidade cultural da cidade, com atrações e eventos em diversos locais e de modo descentralizado. "Este ano, a Prefeitura além de garantir a realização dos grandes shows na Praça Maria Aragão, já esperados pela população, e a promoção de atividades em comemoração ao Dia Municipal do Tambor de Crioula e Dia Municipal do Regueiro, também estará dando apoio e suporte a eventos descentralizados, que estimulam a participação dos jovens e a inserção das comunidades nas festividades dos 403 anos da cidade, como é o caso do Encontro Nacional de Grafitti e o Festival de Hip Hop", destacou o presidente da Func, Marlon Botão.

CINEMA

No Cine Teatro da Cidade acontece o Festival de Cinema Avanca - São Luís. Ao todo, serão exibidas 16 produções audiovisuais em curta, média e longa-metragem de diversos países, como Chipre, Rússia, Jordânia, Irã, Taiwan, México, Portugal, entre outros. A realização do festival em São Luís é uma parceria do Cine Teatro da Cidade, equipamento cultural da Prefeitura, com o cineasta, produtor e professor Francisco Colombo.

Francisco Colombo também destacou a qualidade de alguns filmes e animações, como o filme "Artista de Rua", do diretor jordaniano Mahmoud Hindawi. O curta-metragem descreve um velho artista que, apesar do incrível talento, está desiludido e precisa de inspiração. "Acredito na ideia de que cultura é movimento e o festival vem oferecer isso também para a população de São Luís. Para quem é envolvido com Arte, poder realizar o festival é também uma forma de contribuir com a cidade, como um presente pelos 403 anos de São Luís", disse Colombo.

REGGAE

Uma data importante no calendário cultural da cidade é o Dia Municipal do Regueiro, 5 de setembro, instituído pela Lei Municipal 4.102, de 2002. Também conhecida como a capital brasileira do reggae, a data é celebrada pelos regueiros da cidade no já conhecido show "Vibrações Positivas", organizado pela Comissão Integrada do Reggae e Turismo (CIRT), com apoio da Prefeitura de São Luís.

O evento tem o objetivo de disseminar a cultura do reggae em São Luís, com desfile de moda, dança, presença de artesãos e trancistas de cabelo, colecionadores de discos, além da participação de diversas bandas, cantores e as famosas radiolas de reggae, que são os equipamentos de som em formato de soundsystem, presentes nos diversos clubes e espaços de reggae.

Este ano, o show acontecerá no Ceprama (Madre Deus), a partir das 19h, com a participação das bandas Guetos, Filhos de Jah, Capital Roots, Barba Branca; dos cantores Levi James, Luis Guerreiro, Célia Sampaio; dos DJs Jorge Black, Gustavo Roots, Ademar Danilo, Cássio Maluven; dos grupos de dança GDAM, Garotinhos Beleza, Saint Louis, Batan Passos; e da Radiola Musical Primavera e equipes do vinil Star Disco, Clube do Vinil, Rádio Zion e Radiola Reggae.

CULTURA URBANA

As culturas do grafitti e do hip hop terão espaço na programação do aniversário da cidade em pontos descentralizados da capital, com dois eventos que vão contar com mais de 250 artistas e a participação de jovens de 80 comunidades.

No Parque Timbira, de 4 a 6 de setembro, acontecerá o Encontro Nacional de Grafitti, promovido pelo Coletivo de Grafitti Vírus Urbano em parceria com a Func. Durante o evento, acontecerão workshops de grafitti e de breakdance, arenas de MC's, apresentação de diversos grupos de dança de rua e rap e show com o grupo Estrutura de Rua, MC WG e MC Paulinho.

Todos os grafiteiros presentes no evento participarão de uma grande ação coletiva que será a pintura do muro da Unidade de Ensino Básico João Lima Sobrinho após a realização do workshop.

Já os integrantes do movimento hip hop de São Luís poderão conferir programação especial no dia 5 de setembro, das 10h às 12h, na Casa do Maranhão (Centro Histórico).

O projeto "Hip Hop: Rua Pela Paz", promovido pelo Movimento do Hip Hop no Maranhão em parceria com a Prefeitura vai reunir diversos beats boys e beats girls, grupos de dança de rua, com a presença de grupo MaraBreak, do Maiobão. Um dos mais importantes nomes do hip hop nacional, MC Thayde, encerrará o evento com show gratuito, no Bar do Nelson (Avenida Litorânea).

SHOWS

A Praça Maria Aragão volta a ser ponto de encontro da população para acompanhar as celebrações de fé e vida. A praça receberá uma grande estrutura de palco, som e luz para a realização de grandes shows musicais durante 4 dias de festa.

No sábado (5), às 18h, a programação tem início com celebração eucarística pelo aniversário da cidade, na Praça Maria Aragão. Em seguida, haverá apresentação dos cantores Guilherme Júnior e Clay Viana. Às 20h30 quem sobe ao palco é o padre Fábio de Melo para apresentar o show "Solo Sagrado".

A diversidade de ritmos e gêneros musicais dará o tom no Show Mix, que acontecerá em três dias da programação, reunindo os grupos Sambaceuma, Forró de Farra, Trio Brassalis, Mr. Simple, a dupla Jonathas e Jardel e a cantora Eugênia Miranda.

Neste domingo (6), a partir das 19h, os seis grupos convidados vão animar o público da Praça Maria Aragão, com a mistura de ritmos populares, como o forró, o brega, o pop rock, o pagode e o sertanejo universitário. Nos dias 7 e 8 de setembro, a partir das 19h, os artistas realizarão o mesmo show na Expoema, no Parque da Independência (Tirirical).

Também na segunda-feira (7), véspera do aniversário de São Luís, a partir das 19h, acontecerá o show "Terra de Adoração", com a presença dos cantores Anderson Freire, Maurício Paes, Bruna Karla, Fernanda Brum, Shirley Kaiser, Ester Batista. A abertura dos shows terá a presença dos artistas locais Joel Mistokles, Jacymário, banda Forró de Crente e banda Marcados pela Promessa.

Já no dia 8 de setembro, data em que se comemoram os 403 anos da capital maranhense, a Maria Aragão será o palco do show Louvação São Luís, a partir das 19h, com a presença dos artistas convidados Fernando de Carvalho, Mano Borges, Flávia Bittencourt, Preto Nando, Milla Camões, Rosa Reis, Patativa, Tiago Máci, Alê Muniz, Cadu Ribeiro, Mário Fernando e Grupo Lamparina. O show tem a assinatura do violonista e diretor musical Luiz Júnior, que preparou um espetáculo com canções de amor a cidade, sua cultura e história.

FOLCLORE

As festividades em comemoração pelo aniversário da cidade encerram no período de 9 a 12 de setembro, na Praça Maria Aragão, com a realização do 2º Festival Internacional de Folclore, promovido pelo Comitê Internacional de Organização de Festivais de Folclore (CIOFF), entidade vinculada à Unesco, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura.

Oito grupos internacionais e nacionais se apresentarão no palco da praça, no horário das 20h às 23h30, mostrando a diversidade de culturas e folclores do mundo inteiro, com a presença de grupos do México, Peru, Estados Unidos, África do Sul, Itália, Ceará, Pará e Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.