Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Encontro Nacional de Graffiti será realizado em São Luís

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Encontro Nacional de Graffiti será realizado em São Luís

ação acontece nos dias 4,5 e 6 de setembrono Parque Timbiras

Será realizado nos dias 4, 5 e 6 de setembro, a 3ª Edição do Encontro Nacional de Graffiti “Riscos e Rabiscos”, em São Luís.  O evento promoverá um intercâmbio cultural com grafiteiros de vários Estados e contribuir para o fortalecimento da cultura urbana e respeito à Cidadania.

 Organizado pelo coletivo de graffiti “Vírus Urbano”, o Encontro vai reunir escritores de graffiti famosos do Brasil. Estão confirmadas as presenças de Lelin (São Paulo), Nika (Pernambuco), Tubarão (Ceará), Satão (Distrito Federal), Edi Bruzaca (Maranhão), Lee 27 ( Bahia), Luhan Gaba (Espirito Santo) Drika Chagas (Pará), Nica (Minas Gerais), Wg (Piauí)  entre outros.


Durante os três dias serão realizados workshops, debates com temas de educação, saúde, drogas, sexualidade, direitos humanos, cidadania e outros, além de pintura coletiva de mural com 150 escritores de graffiti (artistas convidados e alunos), no muro da Escola Municipal João Lima Sobrinho localizada no bairro Parque Timbiras. Ainda terá Palco Cultural, onde será realizado apresentações de Djs, Batalha de Mc’s, Grupo de Dança de Rua, e Grupos de Rap.


De acordo com Gil Peniel, um dos líderes do Coletivo de Graffiti, o Projeto Riscos e Rabiscos foi criado para promover a propagação da arte urbana e divulgar a arte do graffiti para crianças e adolescentes em situação de risco, do Parque Timbiras e região. “O projeto oportuniza crianças e adolescente a ingressarem no mundo da arte e de pintar ao lado de grandes artistas. Nos três dias queremos transformar muros da cidade em verdadeiras galerias de arte a céu”, contou.


Atualmente 30 crianças e adolescentes (10 a 17 anos) participam de oficinas de graffiti, desenho, pintura em tecido e artesanato na Associação de Artesão do bairro Coroadinho - Bom Jesus. As atividades (teoria e prática) são realizadas pelo Coletivo de Graffiti, “Vírus Urbano” composto por Edi Brazuca, Gil Peniel, Gudo. 

Ação social – No dia 26 de agosto, o coletivo “Vírus Urbano” realizou uma ação voluntária no Complexo Penitenciário de Rosário, para compartilhar um pouco do conhecimento e disseminar a Arte como uma ferramenta de transformação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.