Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Parque das Dunas encamnhado

sábado, 3 de outubro de 2015

Parque das Dunas encamnhado

Prefeitura conclui mais uma etapa da criação do Parque das Dunas
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), concluiu mais uma etapa do projeto de criação do Parque Natural Municipal das Dunas, que corresponde ao levantamento da fauna e da flora do território. O Parque das Dunas será uma área de conversação ambiental, de pesquisas e de lazer, idealizada para ser construída próxima a Avenida Litorânea.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Diniz, o projeto desenvolvido na gestão do prefeito Edivaldo compreende, ao todo, quatro fases, que incluem desde etapas de elaboração do plano planialtimétrico, plano de manejo e de educação ambiental, até a construção da área de vivência, auditório, e centro de ciências que farão parte do parque. "Finalizados o projeto e todos os estudos necessários, a criação do Parque das Dunas depende ainda de aprovação de lei específica municipal para a implantação de unidades de conversação", explica.

PROTEÇÃO AMBIENTAL

O Parque das Dunas visa proporcionar a proteção ambiental da região, com a manutenção da biodiversidade e a recarga de águas subterrâneas, desenvolver atividades de gestão de ecossistemas frágeis geologicamente, como as dunas, e ainda funcionar com corredor ecológico para o Parque da Lagoa da Jansen.


"Os corredores ecológicos, tais como o que pretendemos criar, são áreas que atraem aves migratórias para tomar água e se alimentar, são espaços de recarga de aquíferos. Além disso, em São Luís, o corredor servirá para conter o avanço da cunha salina para dentro da cidade, o que irá impactar positivamente no processo de salga dos poços, problema grave na cidade", afirma o secretário Marco Aurélio Diniz. A próxima etapa do projeto de criação do Parque das Dunas inclui o levantamento fundiário para dimensionar o território do complexo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.