Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Todos contra a Dengue

sábado, 28 de novembro de 2015

Todos contra a Dengue

Prefeitura mobiliza cerca de 350 agentes para ações de combate ao mosquito Aedes
A Prefeitura de São Luís está em alerta contra o mosquito Aedes aegypti. Uma equipe de cerca 350 agentes de endemias estão mobilizados para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. As ações incluem visitas domiciliares. A determinação do prefeito Edivaldo é a intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes.

Locais como ferro velho, borracharia e cemitério passam por ações mais ostensivas, pois em geral possuem muitos depósitos vulneráveis, e nesses pontos estratégicos a visita dos agentes de endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), é quinzenal, e o tratamento focal é feito uma vez por mês.

O recolhimento de pneus e bagulhos volumosos também integram as ações de combate ao mosquito Aedes. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) recolheu, de janeiro a novembro deste ano, 652 toneladas de pneus e 47.770 toneladas de bagulhos volumosos. A vigilância acontece em todos os bairros de São Luís.

"Estamos fazendo o nosso trabalho e esperamos contar também com o apoio da população para evitar novos casos dessas doenças. É preciso a participação de todos na luta contra o mosquito Aedes", disse o prefeito Edivaldo.


VISITA DOMICILIAR

Uma das maiores dificuldades encontradas pela Prefeitura de São Luís no combate à dengue é a resistência de parte da população em aceitar a realização da inspeção domiciliar.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), cerca de 18% dos imóveis da capital maranhense estão fora da cobertura das ações do Programa Municipal de Combate a Dengue porque os proprietários não aceitam receber os agentes de endemias.

O coordenador do Programa, Pedro Tavares, aponta a recusa como um dos principais entraves para o controle mais efetivo da doença em São Luís. "Não sabemos qual o índice de infestação destes imóveis, e cada casa onde não conseguimos entrar se torna um local potencialmente favorável à proliferação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Isso interfere no ciclo de combate da dengue", explica.

O trabalho da Semus é realizado diariamente através dos agentes que realizam visitas domiciliares, orientando sobre as condutas preventivas e inspecionando os imóveis, com atenção especial aos recipientes que acumulam água; e quando são identificados criadouros é feita a aplicação de um larvicida, que elimina focos da doença.

CUIDADOS

Entre os cuidados que a população deve ter para evitar criadouros do mosquito estão manter limpos e tampados os reservatórios de água. A atenção deve ser redobrada nos ferro velhos (depósitos de sucatas) e nas borracharias. É preciso também que a população fique atenta a limpeza das calhas das residências e prédios comerciais, impedindo assim que a água da chuva fique parada e facilite a reprodução do mosquito.

Desde 2014, a Semus intensificou a cobertura da nebulização espacial, que conta atualmente com 10 veículos do tipo fumacê, que fazem a pulverização de inseticida nas áreas com maior notificação de casos de dengue. De janeiro a outubro deste ano foram notificados 1.801 casos da doença na capital maranhense, o que deixa a cidade em estado de alerta e exige uma colaboração mais efetiva da população no combate ao mosquito; por isso, equipes do Programa Municipal de Combate a Dengue estão reforçando as ações de educação em saúde.

UNIDADES SENTINELAS 

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe ressalta que a inauguração das Unidades Sentinelas vai aumentar o controle do vírus circulante, que é também causador da febre chikungunya e zika. "Teremos na Unidade Mista do Bequimão e no Hospital da Criança, equipes treinadas para acompanhar as notificações, realizar a coleta de sangue para a sorologia específica num curto espaço de tempo, e com isso potencializar a assistência aos pacientes, que terão uma recuperação mais rápida", diz. As Unidades Sentinelas vão atender a pacientes de todas as faixas etárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.