Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Coluna Extragado

domingo, 13 de dezembro de 2015

Coluna Extragado

Por Danilo Quixaba


Pressão depravada
Os cofres do orçamento público estão estuprados, como todos sabem. Ainda existem reservas, mas nada que garanta qualquer tipo de excesso, ainda mais, nestes tempos de broca e brefo. Porém, o poder judiciário parece que realmente guarda reis, rainhas, bispos e cavalos na barriga. Aquela história de voltar a votação na cédula, no canetão, pareceu absurda por ser mera pressão para liberação de recursos. E deu certo, o governo cedeu. E o TSE voltou atrás com a decisão “radical”. Parando para analisar, nem tão radical assim. Os Estados Unidos, a Argentina e uma “porção” de países ainda tem eleições sem urnas eletrônicas. Lógico que o sistema brasileiro é mais confiável, seguro e pioneiro. Mas existem diferenças bem claras: nestas nações citadas, o método é antigo, mas a política é moderna. Bem ao contrário daqui. 

A tatuagem
Silvan Alves é mais que um jornalista - é um intérprete, faz atuações cômicas dignas de Brodway ou Circo Garcia. A última foi no relato de um bandido que levou uma taca da própria mãe, dentro da delegacia do Anjo da Guarda. Trata-se de uma vendedora ambulante de comida, que não admite a vagabundagem do fillho. Segundo Silvan, depois de tantas chineladas, ficou tatuado “Havaianas” nas costas do malaco. 

E o coveiro? 
Em reportagem polêmica esta semana em uma AM da capital, uma senhora denunciava o genro que teria se fingido de morto para deixar de pagar algumas contas. O relato era dito - inclusive, com o fato grave de ter acontecido uma revista policial com uma mulher menstruada dentro deste caso - e, no fundo, o motorista da equipe ria, entrando as gaitadas no áudio. No final da gravação, o entrevistador encerra, faz a assinatura, diz seu nome e encerra a matéria. Aí, no final, vaza o motora falando: “Esse se fingiu de morto pra comer o coveiro”. 

Comunicação e valsa 
Além das específicas pós-graduações, o secretário de comunicação do governo do Maranhão provou ser o maior pé-de-valsa da administração pública. Compassado e articulado, suava, mas não perdia os movimentos no arrocho do Forró. Robson Paz merece registro pela destreza no molejo. 

Arsenal midiático 
Por conta das eleições de 2016, emissoras de rádio e TV de São Luís pretendem reforçar suas grades jornalísticas, inclusive, com novos programas. Estratégias meticulosas para uma disputa eleitoral velada. 

Vereador-mula 
O vereador Lenon de Jesus Ferreira Castro, de 30 anos, foi preso por ser “mula” de carga do tráfico de drogas de Apicum-Açu para São Luís. Provou que realmente seu trabalho é uma droga. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.