Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Continua programação natalina de São Luís

sábado, 5 de dezembro de 2015

Continua programação natalina de São Luís

Prefeitura decora a cidade para o Natal
A Prefeitura de São Luís iniciou a decoração da cidade para o período natalino. Iluminação especial e adereços natalinos em pontos estratégicos conferem à capital maranhense o clima característico do Natal. Entre os espaços decorados estão ruas, praças, pontes, rotatórias e prédios públicos. Até a próxima semana, toda a ornamentação será concluída.

No Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís, a decoração foi inaugurada nesta quinta-feira (3). Na ocasião, o público contemplou também a iluminação do Tribunal de Justiça (TJ) e do Palácio dos Leões, com programação cultural realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Estado da Cultura (Secma).

O prefeito Edivaldo destacou que o período natalino desperta bons sentimentos, que renovam os ânimos. "Desejamos que nossa cidade esteja bem bonita para comemorar esse momento especial: o nascimento do nosso Senhor Jesus. Avançamos muito em 2015 e os resultados dos nossos esforços podem ser vistos nas ruas de nossa cidade, especialmente com obras de urbanização e infraestrutura", afirmou.

No Centro Histórico, um dos principais pontos turísticos da cidade, foram decorados espaços como a Praça Pedro II, as ruas Portugal, da Estrela e da Alfândega e a rampa que dá acesso ao Palácio dos Leões.

As praças Benedito Leite e Gonçalves Dias, as pontes do São Francisco e Bandeira Tribuzzi e os retornos do Caolho, São Francisco e Comando Geral da Polícia Militar (Calhau), já se encontram com a decoração concluída. Ainda serão decorados com iluminação especial e adereços natalinos espaços como áreas dos parquinhos da Avenida Litorânea e da Lagoa da Jansen, além do Espigão.

ÁRVORES


Neste ano, as árvores natalinas estarão distribuídas na Praça Gonçalves Dias, em frente ao Palácio de La Ravardière e ao Palácio dos Leões, na Praça Dom Pedro II (em frente à Igreja da Sé) e na Avenida Litorânea. Nas entradas e saídas da cidade, um portal será instalado desejando boas-festas.

"Optamos por, ao invés de apenas uma árvore, ornamentar a cidade com várias árvores, especialmente na área do Centro Histórico, local de grande fluxo tanto de moradores quanto de turistas. A ação faz parte da política de valorização dessa região implementada pela gestão do prefeito Edivaldo", disse o secretário municipal de Governo, Lula Fylho.

CLIMA NATALINO


Cânticos, luzes e fogos de artifícios marcaram a abertura da programação natalina na capital maranhense. O evento foi organizada pela Prefeitura de São Luís e o governo do Estado. A cerimônia aconteceu em frente ao Palácio dos Leões e contou com as presenças do prefeito Edivaldo e do governador Flávio Dino, além de centenas de famílias que foram ao local acompanhar o início das festividades. A programação será apresentada até 31 de dezembro, com apresentações na Praça Pedro II. Todos os prédios públicos e árvores ao longo da praça receberam decoração de Natal, formando um harmônico cenário composto ainda por três árvores natalinas e um presépio.

"É um momento muito importante para toda população, para a Prefeitura de São Luís e governo do Estado que concentram a sua programação aqui na Praça Pedro II dando oportunidade para que as famílias possam vir até aqui, se confraternizar e acompanhar toda a programação", disse o prefeito Edivaldo.

O padre José Raimundo Lopes, da Igreja Católica do Lira, e o pastor Irailton Melo, da Igreja Batista Central de São Luís, concederam as bênçãos natalinas e convidaram o público presente a um momento de reflexão. Em seguida foram acessas as luzes das fachadas dos prédios, com destaque para o Palácio dos Leões e La Ravardière. Fogos de artifícios, apresentação do Canto Coral Curumim, formado por crianças do bairro do Coroadinho, Coral São João e músicas eruditas apresentada pelo tenor Alessandro Batista e a soprano Lúcia Alvino completaram a programação que contou ainda com a chegada do Papai Noel enchendo a noite de magia.


"Essa é a festa da fraternidade, festa maior de quem acredita nos valores cristão, como nós, e também o desejo de que isso represente sinais de um ano melhor para todos. Em segundo lugar está claro a visão da economia da cultura, da geração de emprego e renda, do incentivo ao turismo, uma vez que grandes cidades do mundo e do Brasil têm ótimas festividades neste período e São Luís, agora, mediante essa parceria com a Prefeitura, estamos desenvolvendo ainda mais vários produtos e atrações para que a população de São Luís e aqueles que nos visitam possam usufruir no final do ano", destacou o governador Flávio Dino.

Maria Carvalho dos Santos, que estava com os dois filhos, acompanhou toda a programação e elogiou a decoração montada na praça. "É bonito de ver a cidade ilumina e cheia de música. O governo do Estado e a Prefeitura estão de parabéns por organizar uma bonita festa", disse.

Segundo o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Carvalho, pela primeira vez temos a unificação da Prefeitura de São Luís e governo do Estado fazendo um Natal para todos. "Este ano ao invés de uma única grande árvore na Praça Maria Aragão o prefeito optou em fazer várias arvores espalhadas pela cidade", disse.


PROGRAMAÇÃO

A programação na Praça Pedro II continua no dia 16 dezembro, com a representação do Auto de Natal - "O Boi e o Burro no caminho de Belém", às 19h, seguindo do quarteto de cordas da Escola de Música do Estado Lilah Lisboa.

No dia 17, a partir das 18h, haverá apresentação do teatro de fantoche - Espetáculo de Jesus e as Luzes da Companhia Aprender Brincando; coral infantil Joãozinho, orquestra Suzuky e show com artistas maranhenses cantando músicas natalinas.

No dia 23, às 19h, a programação será aberta com a apresentação do Auto do Natal, seguida do coral Santa Cecilia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.