Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Interbairros chega ao Parque do Sabiá e Forquilha

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Interbairros chega ao Parque do Sabiá e Forquilha

Prefeitura e Governo iniciam construção de mais uma via interbairros na capital

Prefeitura e Governo iniciaram a construção de mais uma via interbairros na capital. Em ritmo intenso de trabalho, o prefeito Edivaldo e o secretário estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto, acompanharam na manhã desta terça-feira (1º), o início das obras de mais uma interbairros na capital. A nova conexão viária vai interligar o bairro Parque Sabiá à Forquilha. No final da manhã, Edivaldo e Noleto realizaram também vistoria técnica aos canteiros de obras de outros dois grandes projetos que estão sendo executados na cidade, por meio de parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e governo do Estado: a intervenção na rotatória do aeroporto e a interbairros que interliga a Cidade Operária, nas imediações da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), ao São Bernardo, passando pelo Jardim São Cristóvão.

"Estamos com um volume muito grande de obras em execução em nossa cidade em parceria com o governo Flávio Dino. São serviços importantes, como estes que acabamos de acompanhar no Parque Sabiá e Forquilha e na entrada da cidade, que vão proporcionar melhorias na mobilidade urbana de São Luís, tirar algumas regiões do isolamento, estimular o desenvolvimento do comércio local e promover a melhoria da qualidade de vida da população. Acompanhamos a execução dessas obras diretamente, vistoriando cada etapa, conversando com a comunidade, para que os serviços sejam entregues o mais rápido possível à população", disse o prefeito Edivaldo.


As obras da interbairros Parque Sabiá/Forquilha iniciaram com a construção de uma ponte de concreto com 10 metros de extensão, em um trecho de 635 metros que será interligado a outras vias da região, melhorando a mobilidade em toda a área até a Forquilha. Além da ponte nova que começou a ser construída na altura da Rua 10, no Parque Sabiá, a obra compreende ainda serviços de requalificação de pistas danificadas, implantação de asfalto em trechos sem pavimentação; sinalização horizontal e vertical; e revitalização da iluminação pública da região.

Além de beneficiar diretamente os moradores do Parque Sabiá, Forquilha, São Bernardo, entre outras comunidades do entorno, a construção desta interbairros vai melhorar também a fluidez de veículos na Avenida Guajajaras, com o escoamento do tráfego para quem transita no sentido São Cristóvão/Forquilha/Estrada de Ribamar (MA 201), tendo em vista que a nova rota poderá ser feita pelos veículos sem passar pela rotatória da Forquilha.

O secretário estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto, avaliou como positivo o ritmo imprimido e a celeridade na execução das obras realizadas em parceria firmada entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado.
"Iniciamos hoje mais uma obra viária importante na capital, de modo que o resultado dessa junção de forças entre Estado e Município começa a parecer em diversos cantos da cidade, com frentes de trabalho abertas em diversas regiões da capital. É um conjunto de ações como a criação das interbairros que, conjugadas a outras obras como a intervenção na rotatória do aeroporto, que contribuem no todo para melhorar o trânsito de São Luís e, consequente, a qualidade de vida da população ludovicense", disse o secretário Clayton Noleto.


OBRAS

No final da manhã, Edivaldo e Noleto, acompanhados pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, realizaram também vistoria técnica às intervenções realizadas na rotatória do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, que já estão com 70% dos serviços concluídos. As obras executadas na área iniciam na Avenidas dos Franceses, com modificações do traçado geométrico visando à redução dos longos congestionamentos enfrentados por motoristas que chegam e que saem da capital maranhense. Em seguida, o prefeito e o secretário estadual de Infraestrutura acompanharam também o andamento dos serviços na interbairro que interliga a Uema ao bairro São Bernardo. Nesta terça-feira, os trabalhos nessa nova conexão foram intensificados no trecho da Rua do Ibama, no Jardim São Cristóvão II, com a realização de serviços de pavimentação asfáltica.


CONEXÕES VIÁRIAS

Fruto de parceria firmada entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado, o Programa Interbairros está implantando 14 novas conexões viárias no trânsito de São Luís. O valor total do investimento é de R$ 32 milhões. A ação tem como objetivo criar novas possibilidades de trafego de veículos para melhorar a mobilidade urbana na capital maranhense.

A dona de casa Edilene Castro, de 51 anos, moradora do Parque Sabiá há quase duas décadas, acompanhou o lançamento da obra de construção da ponte que marca o início da criação da nova conexão. "Esta obra vai tirar nosso bairro do isolamento e facilitar muito o acesso para outros bairros. Por conta do acesso precário, temos dificuldades até mesmo de conseguir o mototáxi que faça corrida para cá", disse ela.

Já o comerciante do setor frigorífico, Antônio Pereira, enalteceu as intervenções na rotatória do aeroporto. "Faço esse caminho todos os dias há muitos anos e sempre sofremos com as dificuldades no trânsito nessa área. São Luís merecia uma obra dessa, que não só vai facilitar o tráfego na área como também embelezar a entrada da nossa cidade", disse o comerciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.