Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Prefeitura amplia complementação da alimentação escolar com produtos da agricultura familiar

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Prefeitura amplia complementação da alimentação escolar com produtos da agricultura familiar

Prefeitura amplia complementação da alimentação escolar com produtos da agricultura familiar
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) ampliou a complementação da alimentação escolar na rede municipal de ensino. A medida, determinada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, beneficia tanto os estudantes, que passaram a contar com uma alimentação ainda mais balanceada e nutritiva, quanto os produtores locais, que agora têm garantido o escoamento da produção, com consequente aumento de renda.

Os recursos para a alimentação escolar são do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). De iniciativa do Governo Federal e executado em parceria com estados e municípios, o programa foi implantado em São Luís na gestão do prefeito Edivaldo. "A partir dos recursos do PNAE, conseguimos gerar um ciclo produtivo que beneficia a todos os envolvidos. Garantimos todos os nutrientes necessários ao pleno desenvolvimento dos nossos educandos, combatemos a fome e estimulamos o empreendedorismo, propiciando a geração de emprego e renda na zona rural de São Luís", disse o prefeito Edivaldo.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, também destacou o impacto positivo do programa. "Trata-se de um programa que tem sido executado com amplo sucesso em nossa rede de ensino. Temos proporcionado aos estudantes da rede municipal oportunidade de diversificar a alimentação, com frutas, verduras e hortaliças fazendo parte da alimentação escolar todos os dias. Ao garantir a quantidade correta de nutrientes, possibilitamos o desenvolvimento integral e saudável, potencializando também o aprendizado", disse o titular da Semed.

ALIMENTAÇÃO

Com a ampliação, a Prefeitura de São Luís passou a entregar 48 toneladas semanais, em média, de gêneros alimentícios da agricultura familiar nas escolas. O número de agricultores beneficiados também aumentou: passou de 230 para 330, com a entrada da Associação de Moradores e Produtores Rurais de Matinha no grupo de associações de agricultores que fornecem a merenda escolar. A Associação Beneficente Educativa Produtiva Cultural dos moradores do bairro Coquilho e adjacências, a Associação do Cinturão Verde e o Instituto Educacional Beneficente Alto da Vitória são as outras associações que, por meio de chamada pública, fornecem gêneros para a alimentação escolar.

O reforço no abastecimento das escolas aumentou também a variedade de produtos servidos. As refeições oferecidas nas escolas contam, por exemplo, com cinco tipos de frutas diferentes - uma para cada dia da semana, servida como sobremesa. O PNAE começou a ser executado pela Prefeitura de São Luís em abril deste ano, sendo implantado gradativamente nas escolas da rede municipal. Os produtos são entregues às sextas e segundas-feiras, pelos próprios agricultores. As rotas de distribuição de alimentos são montadas com a supervisão e acompanhamento da Semed.

Com o acompanhamento de nutricionista, as frutas, verduras e hortaliças assim adquiridos são equacionados de modo a reforçar o cardápio das escolas, que hoje é feito por uma empresa terceirizada. "A nutricionista combina o cardápio da empresa terceirizada com os gêneros fornecidos pelos agricultores, para que cada refeição tenha a quantidade correta de carboidrato, lipídios e proteínas. Este programa também é uma oportunidade de propiciar acesso a alimentos diferenciados, estimulando a adoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância, que vão se perpetuar na fase adulta", explicou a superintendente da área de apoio ao educando da Semed, Samira Simas.

VARIEDADE

Durante o ano de 2015, a alimentação escolar também contou com reforços que prestigiaram a cultura local. Durante as festas juninas, as escolas da rede municipal receberam um complemento adicional: além das frutas e verduras tradicionalmente servidas, foram entregues pelos agricultores produtos típicos do período junino, como milho, batata doce, coco seco e macaxeira. Além de reforçar o cardápio, os alimentos foram utilizados como matéria-prima para a preparação da comida das festas juninas das escolas.

A Prefeitura de São Luís também adicionou um novo ingrediente de forma pioneira à alimentação das escolas. Realizou, nos meses de setembro e dezembro, o Festival da Juçara das escolas da rede municipal. Para cada uma das ações, foram adquiridos 18 mil litros de juçara - tudo de produtores locais. Foi a primeira vez que o alimento, rico em ferro, cálcio, fósforo, proteínas e vitamina A, foi incluído na merenda escolar de São Luís, com ampla aceitação dos estudantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.