Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Reforma do Hospital da Criança de São Luís

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Reforma do Hospital da Criança de São Luís

Prefeito Edivaldo acompanha execução de obras do novo Hospital da Criança
As obras de reforma e ampliação do novo Hospital Odorico Amaral de Matos - o Hospital da Criança, na Alemanha, avançam em ritmo acelerado. O prefeito Edivaldo e o secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, realizaram na manhã desta quarta-feira (16), vistoria técnica ao canteiro de obras do hospital, onde acompanharam os serviços de concretagem da laje do primeiro piso do prédio. A reforma da unidade está sendo executada em mais uma parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e governo do Estado.

Na visita, o prefeito Edivaldo informou que o Hospital da Criança está sendo totalmente reestruturado para dobrar sua capacidade de atendimento, ampliar a oferta de leitos e oferecer novas especialidades médicas, em um espaço modernizado e melhor equipado para atender aos pacientes infantis.

"É um novo Hospital da Criança, que, depois de pronto, em nada lembrará a unidade atual. Com a conclusão dessa importante obra, vamos dar um passo gigantesco no atendimento à saúde infantil da nossa capital. Atender integralmente e com humanização as nossas crianças é uma de nossas prioridades, um compromisso de gestão assumido com a população e que efetivamos agora", disse o prefeito Edivaldo.


Na manhã desta quarta-feira, mais uma etapa do trabalho de reestruturação do novo prédio foi concluída, com a concretagem de mil metros quadrados da laje que dará sustentação ao primeiro piso do hospital. Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, já foi concluído também todo o trabalho de fundação e instalação dos pilares térreos do novo Hospital da Criança. "Nossa meta é concluirmos integralmente a obra até março do próximo ano, para que a população infantil usufrua dos muitos benefícios que a nova unidade vai oferecer", garantiu o secretário.


INVESTIMENTO

O Hospital da Criança - que atualmente possui uma média de atendimento de aproximadamente 52,4 mil procedimentos e três mil internações por mês - está recebendo investimentos de cerca de R$ 14 milhões para a reforma e ampliação da unidade, sendo que deste valor 10 milhões são por meio de convênio celebrado entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado, em ato ocorrido em outubro passado. 

Conforme pontuou o secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, durante a visita ao canteiro de obras do hospital, o investimento vai influenciar diretamente na quantidade e na qualidade do atendimento prestado à saúde infantil não apenas da capital São Luís, como também do Maranhão como um todo. "O novo Hospital da Criança, fruto dessa junção de esforços entre a Prefeitura e o governo do Estado, está sendo projetado com perfil de grande unidade regional, para ampliar o atendimento não apenas às crianças da capital, mas para ter capacidade de resolutividade ao atendimento de demandas oriundas também do interior do Estado", frisou Marcos Pacheco.


LEITOS

De acordo com o projeto, o Hospital da Criança passará a ter quatro andares. Contará com mais 91 leitos de internação, nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos, incluindo área de isolamento; mais 25 enfermarias, totalizando 178 leitos de internação somados aos oito existentes. O hospital vai ganhar, ainda, um centro cirúrgico com quatro salas de grande porte, além de serviços de diagnóstico e imagem, como tomografia computadorizada e ultrassonografia; e laboratório de análises clínicas.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, com os novos serviços que passarão a ser ofertados no hospital, as crianças internadas no local não precisarão mais ser transferidas a outras unidades, da forma como é feito hoje com algumas especialidades. "Além de prestamos um atendimento mais humanizado e melhor aparelhado, o novo Hospital da Criança vai atender aos pacientes infantis na sua integralidade, proporcionando resolutividade à maioria dos casos que receber", concluiu a secretária.

Participaram ainda da vistoria técnica a primeira-dama e coordenadora-geral do programa "Todos por São Luís", Camila Holanda e o secretário municipal Batista Matos (Comunicação).

Ac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.