Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Carnaval 2015: em locais públicos está proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Carnaval 2015: em locais públicos está proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro

Decreto proíbe venda de bebidas em garrafas de vidro no período das festividades do Carnaval
A Prefeitura de São Luís decretou a proibição da venda de bebidas - alcoólica ou não - em garrafas e recipientes de vidro. A medida, prevista no Decreto 47.756 de 20/01/16, tem o objetivo de garantir a segurança dos brincantes prevenindo acidentes durante as festas do período carnavalesco. Paralelamente, colabora com o trabalho da polícia na prevenção de ocorrências onde este tipo de material possa ser utilizado como arma. A proibição é válida tanto para o comércio formal, quanto informal que estará em atividade nos circuitos oficiais do Carnaval de São Luís.

"Participamos de reunião com o representantes da gestão municipal e solicitamos essa medida, pois sabemos dos riscos que podem acarretar a utilização inadequada deste material", ressaltou o secretário adjunto de Urbanismo e Habitação (Semuhr), Antônio Duarte, que também responde pela direção geral da Blitz Urbana, órgão integrante da secretaria. As equipes da Blitz Urbana vão dar início às fiscalizações do cumprimento do Decreto a partir deste fim de semana, nos pontos de festejos oficiais. O trabalho será realizado em parceria com a Guarda Municipal e Polícia Militar.

A proibição será adotada a partir desta sexta-feira (22) até domigo (31), entre as 19he 00hs, durante o Carnaval nos circuitos da Madre Deus (Vila Gracinha, Largo do Caroçudo e Praça da Saudade), Ceprama, Parque Folclórico da Vila Palmeira, Centro Histórico (Praça Nauro Machado e estacionamento da Casa do Maranhão) e Estacionamento do Shopping Pátio Norte. A mesma regra vai vigorar entre os dias 5 a 9 de fevereiro, das 10h às 19 horas, nos mesmos circuitos, incluindo a Passarela do Samba. Quem descumprir as normas terá o estabelecimento ou ponto comercial interditado e os produtos apreendidos.

"Nossas equipes em parceria com as outras forças policiais farão valer o Decreto. Queremos apenas que as pessoas brinquem o Carnaval com segurança", reiterou Antônio Duarte. A Blitz Urbana é o setor responsável por emitir a autorização da atividade do comércio informal e, por consequência, fiscalizar sua atuação. Somado a estas fiscalizações, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) realizar a limpeza dos locais e monitorar o descarte de resíduos; e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), disciplinar e orientar os condutores no tráfego nos circuitos da folia.

LIMPEZA 

Prefeitura de São Luís intensifica ação de limpeza nos circuitos carnavalescos da capital
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), tem executado cronograma de serviços de capina, roçagem, varrição, catação de resíduos sólidos e pintura de meios-fios em diversos bairros da capital e intensificado a ação nos circuitos carnavalescos de grande concentração popular durante o fim de semana.

Nesta quarta-feira (20), as equipes de limpeza trabalho no circuito de Carnaval da Madre e nas proximidades da Passarela do Samba, e seguem até a Capela de São Pedro, na avenida Vitorino Freire. O trabalho também é executado nas avenidas Litorânea e Beira Mar, no sentido da cabeceira da ponte à área do Reviver, na Praia Grande.

Outros pontos, como a Rotatória do Coco, no Anel Viário; as praças dos bairros Cohaserma II e Residencial Pinheiro; a Rua do Outeiro e a avenida Lourenço Vieira da Silva, no São Cristóvão, também estão incluídos no cronograma ação da Semosp.

Segundo o secretário municipal de Obras e e Serviços Públicos, Antônio Araújo, a ação tem como objetivo tornar os locais mais limpos a aprazíveis para as brincadeiras carnavalescas. "Além disso, visamos intensificar nessas áreas o trabalho de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya", disse o secretário.


MOBILIZAÇÃO

A campanha "Todos na Guerra contra o Mosquito" teve início no mês passado, com uma grande mobilização para envolver toda a sociedade no trabalho de prevenção e controle do problema, com reforço das ações de combate ao mosquito na capital.

O trabalho de prevenção contra a proliferação do mosquito inclui visitas domiciliares; blitzen educativas em escolas e empresas, e abordagem da população com distribuição de panfletos e outras peças informativas. Ainda está sendo intensificado o trabalho de campo, através dos agentes de saúde, agentes de combate às endemias, agentes comunitários e outros técnicos das secretarias de Saúde e Serviços e Obras Públicas.

CARNAVAL DE TODOS

A programação oficial do 'Carnaval de Todos' será realizada em parceria pela Prefeitura de São Luís e governo do Estado. O pré-carnaval, que teve início no sábado (9), segue até domingo (30). A festa da folia Momesca, acontecerá de 5 a 9 de fevereiro de 10h às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.