Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Cidade universitária da UFMA pronta para receber Ministro das Comunicações

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Cidade universitária da UFMA pronta para receber Ministro das Comunicações

SÃO LUÍS – A reitora Nair Portela receberá, nesta quinta-feira (14), o Ministro das Comunicações, André Figueiredo, que fará a outorga de concessão à TV UFMA para explorar serviços de radiodifusão de sons e imagens, com fins exclusivamente educativos, no Município de São Luís. A solenidade acontecerá às 9 horas, no prédio da TV.

 

A emissora entrou no ar, em caráter experimental, desde o dia 5 de agosto de 2015, operando no canal 54.1D. Sua transmissão tem sinal aberto e digital cheio, com som e imagem em Alta Definição (HD). Para cumprir seu objetivo, que é de conduzir uma produção audiovisual focada numa educação de alto nível que favorece a qualidade de vida da população, valorizando a cultura regional e cidadania, a TV UFMA já firmou vários acordos de cooperação, principalmente com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e com a Television America Latina (TAL), instituição sem fins lucrativos que agrega a produção televisiva pública dos 20 países da América Latina.

 

A TV UFMA é a primeira TV universitária do Maranhão e conta com moderna estrutura de 576 metros quadrados ocupados por um edifício de dois andares com elevador para mobilidade reduzida. São dezessete salas de administração e produção, seis ilhas de edição, área de serviço, passarela elevada para trabalhos de manutenção e instalação de novos equipamentos e dois estúdios de 220 metros quadrados, sendo um exclusivo para produção de telejornalismo. A torre de transmissão é uma das maiores do Estado, com 110 metros de altura, o que garante cobertura em um raio de 60 quilômetros.

 

Desde o seu funcionamento, a TV UFMA integra a plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que é uma Organização Social, on-line, ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, que integra várias redes de ensino e pesquisa e 13 emissoras de televisão universitária do Brasil. Em novembro de 2015, último levantamento feito pela equipe técnica da RNP, a TV foi a campeã de acessos, chegando a mais de 14 mil acessos. O site para assistir a TV on-line é http://video.rnp.br/portal/canal/Canal-TV-UFMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.