Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Festa da Virada foi um sucesso na ilha

sábado, 2 de janeiro de 2016

Festa da Virada foi um sucesso na ilha

Multidão lota Litorânea e Maria Aragão no Réveillon de Todos; Virada com Jesus reúne 70 mil pessoas
A capital maranhense saudou o novo ano com atrações de ritmos variados e ampla diversidade cultural durante o Réveillon de Todos, uma parceria entre o governo do Estado e Prefeitura de São Luís. A Praça Maria Aragão foi palco da música gospel local e de reconhecimento nacional no show "Virada com Jesus". Na Avenida Litorânea pontos estratégicos foram estabelecidos para concentração das atrações e celebração da passagem de ano. Cantores da Música Popular Maranhense, grupos de bumba-boi, escolas de samba, bandas de reggae, entre outros, animaram o público presente.

"Uma festa nesse formato é uma maneira de ativar a chamada economia da cultura. Um evento como este gera milhares de empregos, milhares de oportunidades. De modo que estamos duplamente felizes. Primeiro por essa saudação ao novo ano exaltando a nossa cultura e segundo pela movimentação econômica que estamos gerando", declarou o governador Flávio Dino, que acompanhou as comemorações na Litorânea.

A programação do show da "Virada com Jesus" iniciou às 19h e encerrou às 2 horas. Cerca de 70 mil pessoas compareceram ao show da virada na Praça Maria Aragão. O prefeito Edivaldo destacou a realização do evento para celebrar 2016. "Esse evento proporciona à população um espaço para comemorar o novo ano, com tranquilidade, com alegria, segurança e em família", destacou o prefeito Edivaldo.


O show "Virada com Jesus", que está em sua segunda edição, presenteou as milhares de pessoas que compareceram à Praça Maria Aragão, na noite de quinta (31), com muito louvor e deixando a mensagem de Cristo para receber com graças o ciclo que se inicia com 2016. O público cantou e dançou ao som dos artistas locais Francivaldo Borges, Joel Mistokles, Anuacir, Zaquel Barros e Victor Gomes. Como ponto alto, o pop rock de Maurício Paes e os louvores da banda Trazendo a Arca e Anderson Freire, um dos mais expressivos do cenário gospel nacional.

O prefeito Edivaldo ressaltou ainda que, para 2016, o ludovicense pode esperar a continuidade da gestão que vem sendo desenvolvida, cumprindo os compromissos firmados com a população e honrando as contas públicas, mesmo em tempo de crise no país. "Estamos colhendo os frutos do bom planejamento que fizemos e já iniciamos a gestão para 2016, mantendo o padrão que alcançamos até aqui e garantindo a qualidade de vida da população", disse. Estiveram no evento a primeira-dama, Camila Holanda; os secretários municipais Carlos Lula Filho (Governo), Batista Matos (Comunicação) e Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar) e o controlador-geral do Município, Délcio Rodrigues.

O show "Virada com Jesus" iniciou às 19h com os nomes maranhense Francivaldo Borges, Joel Mistokles, Anuacir, Zaquel Barros e Victor Gomes. "Que bom que o prefeito Edivaldo teve essa sensibilidade e promoveu esse evento que reúne a família para louvar a Deus. Espaços como estes são importantes para prestigiar a música gospel local", disse o cantor gospel maranhense Zaqueu Barros, que no show, levou canções autorais. Joel Mistokles, conhecido por divulgar seu trabalho e a palavra de Deus nos coletivos da capital, levantou o público com canções também autorais. Quem foi à praça, elogiou a programação gospel organizada pela Prefeitura.


"Não tem coisa melhor que iniciar um novo ano absorvendo a palavra de Deus e também, é um momento para agradecer tudo de bom que aconteceu", disse a funcionária pública Soraia Maciel dos Santos, de 34 anos. A gerente de atacados Joana de Jesus da Costa, de 35 anos, foi na companhia do marido e dos dois filhos, Gabriel, de oito anos e Marcela, de 11 anos, para curtir as atrações do show "Virada com Jesus". "Gosto de todos os cantores. Escolheram bem com artistas que têm uma bela mensagem para quem quer estar mais perto de Deus nesse novo ano. E comemorar com a família em segurança é a melhor coisa", disse.

Um dos esperados shows nacionais da noite foi com o carioca Maurício Paes, revelação da música gospel e artista consolidado no segmento. Ele se apresentou às 22 horas e na lista de canções mais pedidas estavam "Família debaixo da Graça", "Me abençoará", "Tua Graça me Basta", "Deus Faz Milagres" e "Elevado", esta última música de trabalho do mais novo CD homônimo. "É sempre bom voltar à essa cidade e mais ainda por esta união com as pessoas por um ano de benção e de amor a Cristo. Estou aqui com minha família e quero louvar a Cristo com todo o povo do Maranhão". O cantor gospel esteve em São Luís ano passado, participando de show em comemoração ao aniversário da cidade.


Em seguida, se apresentou a banda Trazendo a Arca, às 23h. Para o vocalista Luiz Arcanjo, a volta para a capital foi um presente. "Ainda mais em uma ocasião especial, quando vamos agradecer ao Senhor por tudo que aconteceu em nossas vidas e pedindo benção para esse novo ciclo. O maranhense é um povo querido para nós", disse. No repertório sucessos como "Restitui", "Marca da Promessa", "Deus de Promessas" e "Habito no Abrigo", do CD homônimo. Surgido em 2002, o grupo mistura canto congregacional com o pop rock e tornou-se um dos recordistas de vendas de discos no Brasil.

Encerrando o evento, o capixaba Anderson Freire, a principal atração, subiu ao palco por volta de 1h e cantou para o público uma lista de seus grandes sucessos na música cristã. Entre estas, as canções "Efésios 6", "Raridade", "A Igreja Vem", "Acalma Meu Coração", "Canção do Céu" e "Coração Valente', algumas das mais pedidas do repertório do cantor. "Eventos como este são uma boa oportunidade para levar às pessoas a palavra de Cristo, agradecermos por tudo e pedir que tenhamos um novo ano de paz e amor ao nosso próximo. Estar em São Luís é sempre uma grata surpresa", disse o cantor.

ESTRUTURA

Na Praça Maria Aragão, a organização do evento providenciou a instalação de telões de alta definição, para garantir mais conforto ao público. O trabalho na área de segurança foi desenvolvido pela Polícia Militar e reforço da Guarda Municipal e segurança privada contratada pela Prefeitura.

Foram disponibilizadas equipes do Samu, com pronto-atendimento e ambulância. Somado a este, toda a rede de urgência e emergência, incluindo os dois Socorrões, o Hospital da Criança, as quatro Unidades Mistas, os três Socorrinhos e as equipes do Samu estavam de prontidão para atender qualquer ocorrência dos participantes das festividades de fim de ano. No trânsito foram realizadas alterações. O trecho reservado às festas na Praça Maria Aragão - que compreende o estacionamento da praça até a Ponte Bandeira Tribuzzi - ficou interditado para veículos, bem como o acesso às transversais. O acesso de veículos à estas áreas ficou restrito a veículos credenciados. O transporte coletivo foi reforçado para atender os usuários.

LITORÂNEA

Uma multidão também participou das festividades da virada de ano na Avenida Litorânea. Cantores da Música Popular Maranhense, blocos afrodescendentes, grupos de bumba-boi, escolas de samba, bandas de reggae, tambores de crioula e de terreiros e bandas de reggae animaram o público durante a festa da virada de ano. Depois da meia-noite, após o espetáculo dos fogos de artifícios, as baterias de escolas de samba tomaram conta do palco próximo ao parquinho e transformaram a festa em um baile de pré-carnaval.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.