Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: O samba de Xande de Pilares

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O samba de Xande de Pilares

Sambista se apresenta em São Luís no próximo dia 4 de março, mostrando o primeiro álbum da carreira solo e grandes sucessos da época do grupo Revelação

 

Um dos nomes mais expressivos da nova geração do samba, o vocalista e compositor Xande de Pilares se apresenta no próximo dia 4 de março em São Luís. O show acontece no boteco gastronômico Casa das Dunas (Avenida Litorânea), com uma programação que começa a partir das 20h contando com diversas atrações locais.

Em turnê de divulgação do disco “Perseverança”, primeiro álbum da carreira solo, após deixar o Grupo Revelação em 2014, Xande de Pilares apresenta as músicas do novo trabalho, como o hit “Elas Estão no Controle” cujo clipe tem a participação da atriz Juliana Alves, as músicas “Clareou”, “Sintonia do Amor”, além da canção-título “Perseverança”.  Mas os fãs também vão sambar ao som dos grandes sucessos da época do grupo Revelação, como as canções “Deixa Acontecer”, “Tá Escrito”, “Só Vai de Camarote”, entre outros sucessos do grupo que foi formado em 1992. 

Atualmente, além da carreira de cantor e uma agenda de shows requisitada, Xande de Pilares também divide seu tempo com outras atividades artísticas, como a participação no elenco fixo do programa Esquenta, da Rede Globo, e também com breves incursões pelo cinema. No ano passado, ele participou da comédia “Made in China”, filme de Estevão Ciavatta, no qual contracena com Regina Casé, sua companheira de elenco no “Esquenta”.

 

Música

A carreira de Xande começou ainda na infância no Morro da Chacrinha, Zona Norte do Rio de Janeiro, lá pelos idos dos anos 1970. Em uma família musical, todos os parentes gostavam de se reunir para saraus musicais. “Lá em casa tinha um quintal enorme. E todo mundo fazia festa. Um tio tocava violão, outro cavaquinho e bandolim. Meu avô, acordeão. Minha avó e minha mãe cantava. Faziam grandes reuniões e eu,  pequenininho, ficava quieto assistindo tudo”, relembra o artista em texto de apresentação do seu site oficial.

A mãe Dona Maura não deixava o menino sair de casa, amedrontada com a violência da Zona Norte do Rio de Janeiro. Sem poder brincar na rua, o pequeno Alexandre começou a aprender a tocar violão com o tio Mauro Roberto. Nessa época, as influências musicais começaram a se formar. O menino ganhava de presentes discos como de Roberto Carlos, Martinho da Vila, Elza Soares, Jorginho do Império, Benito de Paula, Agepê, Bezerra da Silva, Dicró, Clara Nunes, Cartola e Nelson Cavaquinho. Mas não era só de música brasileira que se formava o repertório musical do artista. Jackson Five, James Brows, Ray Charles e AC/DC também tinham um espaço importante em sua vitrola. 

Já nos anos 1980, começou a frequentar os pagodes e rodas de samba espalhados pelo subúrbio do Rio de Janeiro. Um dos primeiros que conheceu foi o famoso Cacique de Ramos, onde ele pôde assistir pela primeira vez grandes nomes do samba reunidos, como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, entre outros. Aos 16 anos, também começou a tocar pelos pagodes do subúrbio carioca. Nesse período tocava em barzinhos, no intervalo dos estudos e do trabalho como metalúrgico. O canto, nessa época, não era profissão e sim uma diversão remunerada.

Na década seguinte, decidiu investir na carreira de cantou e formou em 1992, ao lado de Luciano Nascimento (tan tan), Sérgio Rufino (repique de mão), Alexandre Brasília (pandeiro), Ronaldo Chagas (violão) e Artur Luís (reco-reco), o grupo Revelação. Xande assumia o vocal e o cavaquinho do grupo. Em 1999, lançou o primeiro álbum e foi sucesso em todo o país. Foram ao todo nove álbuns, quatro DVDs e mais de dois milhões de discos vendidos, sem contar as coletâneas e participações. Estre os sucessos, destacaram-se: “Velocidade da Luz”, “Tá Escrito”, “Mulher Traída”, “Coração Radiante”, “Só Vai de Camarote”, “Grades do Coração” e “ Deixa Acontecer”.

As composições e parcerias de Xande também estão na voz de vários intérpretes. “Samba de Arerê” (Xande/Arlindo Cruz /Mauro Jr) foi gravada por Beth Carvalho e Diogo Nogueira. Maria Rita escolheu “Mainha me Ensinou” (Xande/Arlindo Cruz/ Gilson Bernini), “Bola pra Frente” (Xande/ Gilson Bernini) e “Nunca Se Diz Nunca” (Xande/Leandro Fab/Charlles André). Leci Brandão gravou “Perdoa” (Xande/Helinho Salgueiro) e “Meu Oceano” (Helinho do salgueiro / Xande de Pilares / Mauro Junior). Com a fadista portuguesa Raquel Tavares, compôs “Aceita” e com o cantor americano David Elliot, filho Dionne Warwick, “My Moon”. 

Em 2014, ganhou seu primeiro samba-enredo no Salgueiro, sua escola de coração. “Gaia, a vida em nossas mãos” (Xande de Pilares/Dudu Botelho/Miudinho/Betinho de Pilares/Rodrigo Raposo/Jassa) foi um samba nota dez e conquistou os prêmios Estandarte de Ouro e Tamborim de Ouro. 

 

Mais

 O primeiro lote de ingressos para o show de Xande de Pilares já estão sendo vendidos pelos preços de R$ 40,00 (pista) e R$ 70,00 (front) nas lojas ADJI, na Bilheteria Digital do Shopping da Ilha e Rio Poty Hotel, 100% Vídeo da Avenida dos Holandeses e Casa das Dunas. Os ingressos de meia-entrada estão sendo vendidos exclusivamente na bilheteria da Casa das Dunas.

 

Programação

O show de Xande de Pilares é o primeiro de uma série de shows programados pela Casa das Dunas para o primeiro semestre de 2016. No dia 9 de abril, a Casa será espaço para o reggae da banda Cidade Negra em um show de frente para o mar e no dia 7 de maio, o rock nacional será representado pelo som da banda Capital Inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.