Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Funcionamento do comércio na Semana Santa em São Luís

terça-feira, 22 de março de 2016

Funcionamento do comércio na Semana Santa em São Luís

De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre empregadores e comerciários, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio na capital maranhense não funcionará na sexta-feira (25) em função do feriado da Semana Santa. 

Na quinta-feira (24), o comércio lojista poderá funcionar em horário normal, mas os demais segmentos do comércio não classificados como lojistas, como varejistas de materiais elétricos ou eletrodomésticos, devem abrir apenas até às 14 horas. No sábado (26), as lojas voltam a funcionar normalmente e no domingo de Páscoa (27), os estabelecimentos de rua podem abrir das 8 às 14 horas e os localizados nos shopping centers funcionam das 14 às 20 horas.

No caso dos supermercados, segundo a convenção coletiva assinada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Luís (Sincovaga) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís, esse tipo de estabelecimento poderá funcionar normalmente durante a Semana Santa, fechando as portas somente na sexta-feira, dia 25.

Comércio lojista - Conforme o Art. 577 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) é considerado Comércio Lojista as categorias econômicas compreendidas no 2º Grupo Varejista do plano da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a saber: estabelecimentos de tecidos, de vestuários, adorno e acessórios de arte, de louças finas, de cirurgia, de móveis e congêneres.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.