Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Informações oficiais do bilhete único em São Luís

sábado, 12 de março de 2016

Informações oficiais do bilhete único em São Luís

Prefeitura de São Luís atinge um milhão de integrações com o Bilhete Único
As vantagens do Bilhete Único conquistaram os usuários do transporte urbano da capital. A Prefeitura de São Luís registrou um milhão de integrações no período de três meses de operação do sistema.

O sistema garante maior economia de tempo e mais qualidade do transporte urbano da cidade. O Bilhete Único se consolida como um dos mais impactantes investimentos da Prefeitura de São Luís na área de mobilidade urbana. "Uma das principais vantagens do bilhete é a possibilidade de fazer a integração em qualquer ponto de ônibus, ou seja, sem a necessidade de ir aos terminais de integração da cidade. Isso representa ganho de tempo e mais qualidade de vida para o usuário do transporte público", observa o prefeito Edivaldo.

O usuário tem até 1h30 para realizar a mudança de coletivo, pagando uma única passagem, desde que permaneça no mesmo sentido da viagem. Se optar por trafegar no sentido diferente, ele poderá embarcar em qualquer ônibus no intervalo de 45 minutos, a partir do momento em que passar o cartão de transporte no sistema.

A Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) contabiliza diariamente 17 mil integrações, seis mil são feitas por estudantes. A utilização do sistema, que entrou em funcionamento em 14 de dezembro de 2015, é bem simples. Basta o passageiro passar seu Cartão de Transporte no Validador de Passagem, na catraca do coletivo, efetuando o pagamento da tarifa normalmente. Depois, caso queira, poderá pegar outro ônibus, em qualquer ponto de parada, sem necessidade de passar pelo Terminal de Integração.

"É um número expressivo. Cada dia está aumentando o quantitativo de pessoas que utilizam o Bilhete Único. Os usuários do transporte urbano de São Luís estão descobrindo que, não necessariamente, precisam ir ao terminal para fazer a integração", destacou Canindé Barros, titular da SMTT.



O Bilhete Único funciona com o cartão de transporte tradicional ou carteira de estudante. O usuário pode solicitar o cartão de transporte no Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET), localizada no Apicum. É necessário levar um documento de identidade, comprovante de endereço e fazer o cadastro, além de efetuar o pagamento do valor corresponde a duas tarifas que entram como crédito no cartão.

LINHAS INTEGRADAS

Atualmente o Bilhete Único funciona em 126 linhas integradas de ônibus da capital, cuja passagem custa R$ 2,60. Os ônibus que fazem parte do Bilhete Único estão identificados e diferenciados por três linhas: troncais, circulares e alimentadoras. As linhas troncais são as que iniciam suas viagens no bairro, passam nos terminais de integração, seguem para os grandes corredores e, em seguida, retornam (passando novamente nos terminais de integração) para o bairro de onde partiram.

As linhas circulares são linhas que realizam percurso circular em São Luís, trafegando nos principais corredores da cidade, sem necessariamente atender a demanda específica e direta de um bairro. As linhas alimentadoras realizam seu trajeto somente dentro de bairros ou de uma região específica. Tem como objetivo garantir o transporte do bairro para algum terminal de integração.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.