Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Sarau artístico e literário com participação de alunos da rede municipal de São Luís

quarta-feira, 2 de março de 2016

Sarau artístico e literário com participação de alunos da rede municipal de São Luís

Estudantes da rede municipal se apresentam em sarau artístico e literário
Cerca de 200 crianças e adolescentes se apresentaram no VII Sarau Artístico e Literário da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Camélia Costa Viveiros (Coroado), realizado na última semana no Teatro Municipal de São Luís. O evento, que já faz parte do calendário da escola, tem por objetivo valorizar os talentos dos estudantes e incentivar a expressão cultural e artística, através da música, dança, poesia e interpretação teatral.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, ressaltou a importância da atividade. "O contato com a arte e a cultura são formas de os estudantes adquirirem conhecimento de forma lúdica, desenvolvendo também habilidades como expressão corporal, leitura, escrita e autoestima", disse o titular da Semed.

"Adoro participar do sarau. Esta é a segunda vez que me apresento. No início eu era muito tímida, mas aprendi a controlar mais meu nervosismo." disse Maria Priscila de Oliveira Falcão, de 12 anos, estudante do 7º ano. Para Fabrício Ribeiro Conceição, de 13 anos, o sarau ajudou a memorizar mais rápido os textos. "Gosto de desafios, então, sempre me proponho a participar das atividades do sarau. Este é o meu terceiro ano fazendo apresentações. Eu acho legal," garantiu o garoto, que também estuda o 7º ano na U.E.B. Camélia Costa Viveiros.

ARTE


A música, a poesia, recortes de obras e diálogos também estiveram presentes no sarau. Na apresentação do diálogo das Classes das Palavras, João Cleiton Ferreira Costa, de 11 anos, esteve pela primeira vez em um teatro e não foi como espectador, mas como ator. A programação contou ainda com homenagens aos poetas Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana e Cecília Meireles. Os autores foram lembrados em recitais de poesia e músicas apresentados pelos estudantes. "O sarau é um descobridor de talentos. Ficamos muito felizes de observar o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes e ver como eles passam a se interessar pela arte", destacou a coordenadora pedagógica da escola, Márcia Helena Oliveira Barros.

Claudineia Rocha dos Santos, de 41 anos, é mãe de Werica dos Santos, de 14 anos, que fez uma interpretação sobre o tema Drogas. A mãe frisou a importância do projeto no desenvolvimento da adolescente e da participação da família nas atividades da escola. "Sempre participo dos eventos realizados pela escola da minha filha. Este é o segundo ano que venho ao sarau e a cada ano vejo que minha filha está se desenvolvendo mais. Ela participa do teatro e está apresentando mais e melhor. Iniciativas como esta são ótimas para os adolescentes porque eles ficam mais focados nos estudos", disse a mãe.

Acesse aqui a galeria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.