Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Coluna Extragado

domingo, 3 de abril de 2016

Coluna Extragado

Por Danilo Quixaba


Confusas virtudes
O Partido dos Trabalhadores do Maranhão parece acreditar mais nas convicções clássicas dos “companheiros” que a própria cúpula nacional. Enquanto o mundo político se racha entre receios de prisão e ambições individuais, o “comando vermelho” do Maranhão se fantasia nas ideologias mais inspiradoras para defender doces argumentos de uma república já trucidada. Nos últimos protestos políticos de esquerda em São Luís, a crença real era visível. E até os que não estavam à vista também demonstraram tal comportamento, afinal, dois ônibus com aproximadamente 150 militantes foram mandados a Brasília para atos nacionais. Principalmente dos movimentos sociais que nunca viveram um momento de tamanho fortalecimento. Só que essa evolução foi apenas estrutural. A força de mobilização destas entidades parecem cada vez mais esvaziadas, porque a atual geração não teve a competência de formação de lideranças que não tenham algum podre desmoralizante. Ou pelo menos a capacidade de esconder completamente suas bagaceiras. Porém, quando se trata de rejeição, os petistas maranhenses tem avaliação melhor de polidez. Bem ao contrário do que se viu nas manifestações contra as passagens de ônibus, a imprensa foi cordialmente tratada por todos os militantes e lideranças sindicais. Muito diferente que em outros estados, onde as equipes de TV são mais escorraçadas que gente pobre em concessionárias de carro. Ríspida mesmo, só a ex-deputada Helena Heluy, que perdia a paciência quando algum repórter perguntava seu nome.

Quem disse que o Maranhão não tem cinema local?
Itinga, Coroatá, Bacuri, Vargem Grande, Codó, Pindaré-Mirim, Coelho Neto e São Luís são polos de um segmento promissor da produção cinematográfica: vídeos amadores de sexo. Em uma pesquisa rápida no site XVideos, é bem capaz que você encontre alguma prima de terceiro grau mandando ver nas gravações caseiras de todos os gêneros. Vídeos grupais, orgias entre idosos e jovens (aparentemente maiores de 18 anos), além de inúmeros casos de traição conjugal. Os cenários são geralmente casas sem forro, camas de mola barulhentas e televisões ligadas para confundir os grunhidos toscos. Resta saber se esses arquivos foram publicados com o consentimento de quem “atua” nas gravações. Como se tratam de cidades de até 20 mil habitantes, é bem possível que uma exposição nesse nível provocaria gravíssimos transtornos. A média de acessos dos vídeos feitos no Maranhão é de 150 mil visualizações, por parte de usuários de outros estados e países latinos, na maioria das vezes. Não basta apenas dar. Tem que compartilhar.

No combate à sacanagem paternalista
O promotor dos direitos fundamentais e do consumidor de Imperatriz Sandro Bíscaro provocou uma iniciativa fez o Ministério Público entrar na causa das pessoas com “nome de remédio”. O MP vai fazer valer a lei que impede que os cartórios registrem nomes escrotos. A inciativa maranhense já repercutiu até em órgãos internacionais. Uma boa notícia para um estado que tem gente batizada como “Restos Mortais da Silva” e “Kwllewwlls” (lê-se Uquélis).

Descentralização da Praça do Jegue
Quem quiser algum frete mais em conta para estes tempos de crise, pode acionar, via delivery, os serviços das charretes. Os jegues da antiga praça da Avenida Camboa agora trabalham de maneira descentralizada. Por conta da reforma feita pela prefeitura por lá, alguns carroceiros passaram a ficar estacionados em prédios abandonados, calçadas ou apenas atendendo demandas por telefone. O presidente da entidade representativa dos cheira-peidos diz ser “um desrespeito com o transporte de luxo que foi usado até por Ana Jansen”. Zé Baixinho até que está certo. Só que na lógica do século XVII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.