Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação impacto vai continuar no Maranhão

sábado, 16 de abril de 2016

Operação impacto vai continuar no Maranhão

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deram continuidade às blitzen de inspeção da Operação Impacto, realizada pela Aged, e da Operação Resgate Peritoró, da PRF. No primeiro dia de inspeção, na BR-316, na altura do km 421, a Operação Impacto de Fiscalização do Trânsito Agropecuário apreendeu cerca de 200 litros de molho shoyu, etiquetados com o nome da marca Sakura, sendo transportados em dez reservatórios plástico de agrotóxico, que não poderiam ser reutilizados para qualquer outra finalidade.

 

“A legislação proíbe totalmente qualquer tipo de reutilização de embalagens de agrotóxicos. Você não pode usar para transportar nenhum tipo de alimento ou líquido que vá ser consumido exatamente pela questão dos resíduos. Esses resíduos, sendo consumidos, podem gerar problemas seríssimos de saúde, de intoxicação”, explicou o diretor de Defesa e Inspeção Vegetal da Aged, Roberval Raposo Junior.

 

A fiscalização foi realizada na BR-316 e no cruzamento da BR-135 com a MA-119. Durante a ação, na quarta e quinta-feira (14), foram emitidos mais de 10 autos de infração por irregularidades no transporte de animais, vegetais, alimentos e agrotóxicos. Como resultado das 24 horas de duração das Operações, as equipes de médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos de fiscalização identificaram novos casos de acondicionamento irregular de alimentos. Foram apreendidos e destruídos 100 quilos de cremosinho, que estavam sendo transportados em sacos de papel no bagageiro de um micro-ônibus; uma tonelada de carne bovina sem nota fiscal, transportada sem acondicionamento; e 25 quilos de salmão, transportados ao lado de agrotóxicos, sem a proteção necessária.

 

Falta de documentação

Após a blitz de quinta-feira (14), realizada no cruzamento da BR-135 com a MA-119, no Povoado de Independência, as equipes da Aged e PRF identificaram nove infrações por ausência de documentação. “Chamou a nossa atenção, a quantidade de aves sendo transportada sem o acompanhamento da Guia de Trânsito Animal, o que exigirá uma atenção especial em nossas próximas ações. Outro fato importante foi a questão da ausência de nota fiscal para o transporte de mercadorias diversas”, avaliou a fiscal estadual agropecuária Michelle Lemos.

 

Além da intensificação da vigilância epidemiológica sobre animais, vegetais e seus produtos, a fiscal destacou a importância de se fiscalizar a região. “Estamos próximos a duas grandes bacias leiteiras, Pedreiras e Bacabal, e do cruzamento de duas BRs importantíssimas para o trânsito agropecuário do Maranhão”, ressaltou. A operação também teve como objetivo a divulgação da Portaria Nº 003/2016, que entrou em vigor na sexta-feira (15), restringindo o ingresso de aves vivas tipo frango de corte no estado, aos transportadores de aves e à população em geral.

 

A Operação Impacto que inspecionará cargas de interesse da defesa sanitária animal e vegetal, até o fim do mês de abril, é uma parceria da Aged com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e conta com o apoio das Polícias Rodoviária Federal e Militar.


-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.