Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Todos por São Luís no Coroadinho

domingo, 10 de abril de 2016

Todos por São Luís no Coroadinho

Prefeito Edivaldo participa de culminância do programa "Todos por São Luís" no Coroadinho
O programa Todos por São Luís atendeu centenas de pessoas do bairro Coroadinho com uma série de serviços. Na culminância da ação, promovida neste sábado (9), a comunidade compareceu para usufruir de serviços nas áreas de saúde preventiva, embelezamento, assistência social, esporte, lazer, cultura, educação, segurança alimentar, entre outras. O "Todos por São Luís" é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), em parceria com as secretarias municipais, além do governo do Estado e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

O prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, coordenadora do programa, visitou os estandes montados na Praça Nossa Senhora do Carmo, entregue em março, totalmente reformada para os moradores da região. "Estamos em mais uma culminância do programa "Todos por São Luís", que é um importante instrumento de comunicação com população da nossa cidade. O diálogo, a participação popular e a ação do poder público são os motes desse importante programa que vai até as comunidades cuidar das pessoas, ouvir seus anseios e procurar solução às principais demandas em diversas áreas", disse o prefeito Edivaldo.

A primeira-dama, Camila Holanda, pontuou a relevância do programa para levar serviços e estreitar a relação da gestão com as comunidades. "Em cada edição tentamos ampliar nossas parcerias para oferecer sempre uma vasta programação e variados serviços. Essa culminância do "Todos por São Luís" é resultado de uma semana inteira de ações e reuniões com a comunidade, desenvolvendo várias oficinas e debatendo com os moradores", ressaltou. Camila reiterou ainda a gestão participativa do prefeito Edivaldo que prioriza o diálogo com a população.


No local também foram realizadas exposições artesanais, aulas de dança e atividades infantis. Como tem ocorrido nas demais edições, a área da Saúde, Assistência Social e Segurança Alimentar estão entre as mais procuradas pela população. Na área da Saúde, os atendimentos em pediatria, clínica geral, ginecologia e oftalmologia atraíram centenas de moradores.

Na ação deste sábado foram ofertados ainda atendimentos médicos em dermatologia e odontologia, além de serviços de aferição de pressão arterial, aplicação de flúor, teste de glicemia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite C; vacinação contra o HPV, vacinação antirrábica, avaliação nutricional, entrega de medicamentos da Farmácia Básica e emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a dona de casa Antônia Batista Cerqueira, 45 anos, a edição do programa trouxe vários serviços importantes. "Aqui a gente pode fazer consultas médicas e ganhar mais tempo. É um bom serviço", disse. A recepcionista Maria Raimunda de Jesus dos Santos, 35 anos, levou os filhos para consultar com pediatra e também se cadastrou para receber os alimentos. "Aproveitei muito os serviços", afirmou. O marceneiro João Batista, 44 anos, parabenizou o poder público municipal pelos atendimentos de saúde. "Aqui tem tudo que o povo precisa em um só lugar. Muito bom", disse.

Uma das diretrizes do programa é gerar renda e emprego para a comunidade local. Para tanto, durante toda a semana, foram oportunizadas aos moradores diversas capacitações por meio de cursos e oficinas. Entre estes, informática básica, técnicas de vendas e atendimento ao público; panificação, doces e salgados; preparação para concursos: dicas e orientações; e confecções de bombons regionais. Foram oferecidos, ainda, cursos de comida típica maranhense, confecção de bonecas, customização de roupas e confecção de sacolas para presentes.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL


Durante a ação, crianças e adolescentes participaram de atividades lúdicas, esportivas e artísticas. Aline de Moraes Santana, 12 anos, disse que foi bom aprender na oficina de origami. "Gostei porque aprendi algo diferente, que eu não sabia e foi legal". Já Pedro Henrique Maciel, 10 anos, participou do mini-torneio de futebol de mesa e ficou animado. "Tem muita coisa legal para fazer nessa ação e a gente pode aproveitar muita coisa", ressaltou.

Estiveram presentes na programação do Todos por São Luís os secretários municipais Fatima Ribeiro (Segurança Alimentar), Júlio França (Esporte e Lazer), Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Tati Lima (Informação e Tecnologia), Conceição Castro (Comunicação); Hélio Soares (Articulação Política) e o diretor do Centro de Zoonoses, João Batista.

RODA DE CONVERSA

Em encontro que durou cerca de quatro horas, o prefeito Edivaldo se reuniu na noite de sexta-feira (8), no pátio do CE Dorilene Silva Castro (Coroadinho), com representantes de 32 bairros do Polo do Coroadinho. Na Mesa de Diálogo do Programa Todos Por São Luís, o chefe do executivo municipal ouviu as propostas das principais lideranças comunitárias e demandas voltadas para as áreas de infraestrutura, saúde, educação, segurança e juventude.

"Este evento serve para dialogar, escutar a comunidade, a fim de avançarmos nos encaminhamentos das propostas ouvidas esta noite. Essa é uma oportunidade de estarmos juntos com a comunidade. Parabenizo a todos por essa luta diária de vocês, que são comprometidos com o Polo Coroadinho e com a cidade", afirmou o prefeito Edivaldo, que coordenou a ação ao lado da primeira-dama Camila Holanda.

Ao final do encontro, as lideranças do Polo do Coroadinho entregaram um documento contendo as principais reivindicações, que serão analisados pelas respectivas secretarias de governo.

Representando o Governo do Maranhão, a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Ferreira Pereira, destacou a discussão como sendo essencial para a execução de ações e reconhecimentos das dificuldades por parte das autoridades municipal e estadual. "Temos muitas demandas no Polo Coroadinho, mas vemos avanços que estão sendo feitos e que o prefeito Edivaldo está à disposição da população e trabalhando junto com o governador Flávio Dino. A presença dele aqui já reforça sua vontade de fazer mais pela cidade", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.