Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Estudantes das escolas do SESI de São Luís e Imperatriz participam da edição 2016 do Desafio Nacional Acadêmico (DNA)

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Estudantes das escolas do SESI de São Luís e Imperatriz participam da edição 2016 do Desafio Nacional Acadêmico (DNA)

SÃO LUÍS – Oitenta alunos das escolas maranhenses SESI Anna Adelaide Belo, em São Luís, e SESI Marly Sarney, em Imperatriz, participam neste fim de semana, dias 4 e 5 de junho, da edição 2016 do Desafio Nacional Acadêmico (DNA). A competição online é fundamentada na filosofia pedagógica Web Quest, onde alunos de todo Brasil precisam resolver, pela internet, 110 questões, em 11 áreas do conhecimento, além de quatro desafios extras, no tempo de 36 horas ininterruptas. O desafio é uma iniciativa do Projeto Nacional de Educação a Distância – ProNEAD, em parceria com diversas entidades público e privadas, e com o apoio de instituições como a National Geographic Brasil e Info Exame. 

O aluno Rodrigo Sousa Bonfim, 17, estudante do 3º do Ensino Médio da Escola SESI Anna Adelaide Bello, é um dos participantes do DNA e diz que já está preparado para o desafio. “Enchi a mochila com notebook, livros, revistas, mas também com frutas, sanduiches e salgadinhos (risos) para essa maratona de conhecimento que nos espera esse fim de semana”, contou.

É a segunda vez que o SESI-MA participa da competição, que visa estimular nos alunos a busca do conhecimento de maneira ativa, por meio de pesquisas na Internet, assim como incentivar o trabalho em equipe, a noção de liderança, a tomada de decisão, a iniciativa na resolução de problemas complexos e o aprendizado de como lidar com adversidades.

DESAFIO - Tanto em Imperatriz como em São Luís, o Desafio inicia às 9 horas deste sábado, dia 4, e vai até as 21h do domingo, tendo como locais das competições os laboratórios de informática, robótica e química das escolas do SESI nas duas cidades. Os 60 alunos maranhenses da capital participam na categoria Ensino Médio. Já os 20 de Imperatriz, na categoria Ensino Fundamental e Médio.  Todos serão distribuídos em equipes de cinco alunos e acompanhados de um professor. 

Durante as 36 horas, eles precisarão passar por três fases. A primeira é composta por quatro tarefas extras, que não possuem pontuação e não são obrigatórias, mas serão os primeiros critérios de desempate para determinar a equipe vencedora de cada categoria. Em seguida, começa a segunda fase que é classificatória para a terceira, com questões envolvendo 11 temas com 10 perguntas de pontuação variável para cada um, abordando áreas de conhecimento como Meio Ambiente, Música, Curiosidades, Atualidades, Idiomas, Profissões, Tecnologia, Esportes, Raciocínio Lógico, Direito e Empreendedorismo. A última etapa é apenas para as equipes que obtiverem um rendimento igual ou superior à média nacional de pontos em sua categoria, onde precisarão resolver o enigma final de formatação surpresa. 

O desafio será realizado por meio de um jogo virtual que levará as equipes a se confrontarem com diversos enigmas e desafios.

“Promover a integração, estimular a criatividade e a superação de desafios são alguns dos propósitos das escolas do SESI no Maranhão, onde desenvolvemos a educação integral dos alunos para o mundo do trabalho e para a vida. Dessa forma, a competição DNA é mais uma ferramenta educacional para fortalecer o aprendizado dos nossos estudantes, inseri-los cada vez mais na tecnologia, e assim, formar jovens cada vez mais preparados para as profissões que eles escolherem seguir”, ressaltou a superintendente regional do SESI, Roseli Ramos.

“Nosso professor nos apresentou o projeto e ficamos muito empolgados. É algo diferente da sala de aula, envolve tecnologia, internet, que é algo a que estamos muito ligados na nossa idade. Esperamos adquirir muitos conhecimentos e fazer novos amigos com essa experiência”, avaliou o estudante do SESI-MA, Leonardo Vinícius Cruz Moraes, 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.