Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Foram mais de 10 dias de festa..

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Foram mais de 10 dias de festa..

Arraial da Maria Aragão encerra São João de Todos com grandes atrações culturais
Em 12 dias de atividades com a participação de mais de 200 manifestações culturais, grupos de teatro, artistas e trios de forró, o arraial da Maria Aragão encerra programação nesta quarta-feira (29), dia de São Pedro, com grandes atrações. O espaço integra o São João de Todos, promovido por meio de parceria entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís. 

"Convidamos toda população para encerrar com muita alegria as festividades juninas, em data tão simbólica, que é o dia de São Pedro, celebrando com alegria e segurança a nossa maior festa popular", falou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

A programação terá início às 19h, com apresentação do cacuriá Assa Cana; em seguida, sobe ao palco a quadrilha Fogo Caipira. No palco de shows da Maria Aragão, às 21h, o grupo Folia de Três, formado pelos artistas Emanuel de Jesus, Luciana Pinheiro e Sergio Carvalho vão animar o público com repertório de músicas maranhenses e nordestinas. O Boi Novilho Branco, grupo parafolclórico, entra em seguida, às 22h.


Uma das atrações aguardadas na noite desta terça-feira (29) é a dupla Criolina, formada pelos cantores Alê Muniz e Luciana Simões, que vão apresentar, às 23h, o novo show "Xote Elétrico", que mistura o ritmo do forró pé-de-serra, com elementos do rock, reggae e timbres eletrônicos, com repertório de grandes compositores nordestinos, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro.

Para encerrar a programação da Maria Aragão o Boi de Morros (orquestra) e o Boi de Maracanã (matraca) prometem levar um batalhão de brincantes para celebrar o São João de Todos.

FAMOSÃO


Na noite de segunda-feira (27) o público da Maria Aragão foi ao delírio com apresentação do Boi Famosão de Humberto de Campos. Com dimensões grandiosas, o boi tem 6 metros de comprimento e 1 metro e meio de altura e logo na chegada impressiona quem o vê pela primeira vez. "Nunca tinha visto um boi tão grande, ao mesmo tempo em que ele encanta ele assusta a gente", disse a dona de casa Maria do Socorro.

Para o boi fazer a sua evolução, é necessária a participação de 14 homens que executam as coreografias como miolos do boi, que possui armação feita de alumínio e a arte do couro feita com pinturas e glitter. Segundo a presidente do grupo, Jovenilde Rodrigues, o boi surgiu a partir de um sonho de criança do fundador. "Quando criança, meu pai dizia que ficava triste porque não conseguia ver os bois nas apresentações por ser bem pequeno e que, quando crescesse, ele mesmo ia fazer uma promessa para São João de criar um boi grande", explicou a presidente do Boi Famosão.

A promessa foi cumprida há 30 anos e o grupo hoje conta com a participação de mais de 150 pessoas envolvidas diretamente.

Integrante do boi desde o ano passado, o cantador Zé Alberto também atraiu fãs do seu trabalho. Com 40 anos de cantoria, ele explica o que é ser cantador de boi. "Ser cantador é cumprir uma missão. Compositor não é cantador. Cada um tem seu dom e eu tenho cumprido com essa missão há mais de 40 anos", disse Zé Alberto, que já passou pelos bois da Madre Deus e Iguaíba.

A programação encerrou com apresentação do Boi Mocidade de Rosário (orquestra) e Boi da Maioba (matraca).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.