Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Força de Segurança realiza Operação Baco em Chapadinha

domingo, 18 de junho de 2017

Força de Segurança realiza Operação Baco em Chapadinha

Com o objetivo de coibir as ações criminosas no município de Chapadinha (MA), foi realizada, na última sexta-feira (16), a Operação Baco, que na mitologia grega representava o Deus do Vinho. Na ação, houve o fechamento de bares e estabelecimentos que estavam funcionando de forma inadequada.

A operação foi coordenada pelos comandantes do 16° Batalhão, tenente-coronel Glauber Miranda, e da Guarda Municipal, inspetor Valter Ferreira, integrantes da Unidade da 5° C.I de Corpo de Bombeiro Militar, fiscais de tributos, conselheiros tutelares, CMDCA e representantes da Secretaria de Assistência Social.

A operação Baco aconteceu em alguns bairros estratégicos. Ela tem como alvo bares próximos às escolas onde, segundo informações, adolescentes que estudam na rede pública municipal deixam de assistir às aulas para frequentar esses estabelecimentos comerciais.

Durante a operação, foram realizadas abordagens no intuito de achar objetos e substâncias ilícitas para garantir a segurança dos integrantes dos demais órgãos envolvidos na ação.

Em alguns casos, informados ao Conselho Tutelar, há fortes indícios de que alguns desses estabelecimentos estejam sendo utilizados para o aliciamento de adolescentes na prática de prostituição.

Estabelecimentos sem alvarás de funcionamento

Os estabelecimentos comercias que não possuíam alvarás de funcionamento, expedido pelo Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Secretaria de Arrecadação de Tributos (alvará de funcionamento), foram interditados até que regularizem a situação deles. Em um dos bares, foi encontrado um veículo com numeração raspada que foi encaminhado à delegacia de polícia para averiguação.

Foram, ainda, encontradas duas crianças no interior de um bar, uma de 10 e outra de 14 anos de idade, que, segundo o responsável, eram parentes da dona do estabelecimento.

O Conselho tutelar foi acionado, e o responsável pelas crianças notificado a comparecer no Conselho Tutelar e, as crianças entregues na residência dos parentes com a escolta das equipes da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

Segundo os órgãos envolvidos nessa operação, outra fase será desencadeada nos próximos dias.

(Informações da SSP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.