Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate grupo criminoso de contrabando de cigarros

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Polícia Federal combate grupo criminoso de contrabando de cigarros

A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (28), a Operação Revanche para desarticular uma das maiores organizações criminosas voltada ao contrabando de cigarros no Brasil. Cerca de 120 policiais cumprem 15 mandados de prisão, 26 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Paraná. Todos foram expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

O inquérito policial começou em março de 2014 e aponta que os investigados distribuíam, diariamente, cerca de 800 mil maços de cigarros de marcas paraguaias, cuja importação é proibida, faturando cerca de R$ 1 milhão por dia. Para isso, o grupo mantinha uma estrutura empresarial voltada à compra, venda, guarda e distribuição de cigarros e corrompendo servidores públicos encarregados pela repressão.

Há indícios de que a organização criminosa movimentou cerca de R$ 500 milhões por meio de laranjas e empresas de fachada. Os bens dos envolvidos foram bloqueados pela Justiça Federal.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes e contrabando, corrupção passiva e organização criminosa, cujas penas variam de 1 a 8 anos de prisão.

(Informações da Polícia Federal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.