Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Presidente do TSE vai inaugurar o maior posto de identificação biométrica do Estado do Pará

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Presidente do TSE vai inaugurar o maior posto de identificação biométrica do Estado do Pará

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, estará em Belém (PA), nesta sexta-feira (23), para a inauguração do maior posto de atendimento para coleta biométrica daquele Estado. Ele, também, irá até a Ilha do Combu, onde o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realiza a coleta de dados biométricos da população ribeirinha de maneira itinerante.

Instalado no Galpão 10 da Companhia de Docas do Pará (CPD), num prédio histórico do início do século XX, o posto foi estruturado com 50 guichês de atendimento onde os eleitores paraenses poderão recadastrar-se por ordem de chegada. Serão 150 servidores dedicados ao atendimento, trabalhando num horário diferenciado dos demais postos, das 8h às 16h. A expectativa com a criação do posto é aumentar a média diária de atendimentos em Belém para 6.000/dia – atualmente, são feitos cerca de 3.500 recadastramentos diariamente. A meta do TRE-PA é alcançar 80% do eleitorado revisado antes do fim de 2017.

No Pará, 23 municípios já tiveram a identificação biométrica concluída (Afuá, Ananindeua, Barcarena, Belterra, Bonito, Bragança, Canaã dos Carajás, Capanema, Capitão Poço, Castanhal, Curuçá, Marituba, Mojuí dos Campos, Paragominas, Parauapebas, Peixe boi, Ponta de Pedras, Primavera, Quatipuru, Santarém, São João de Pirabas, Terra Alta e Tracuateua). Um total de 1.396.992 eleitores, correspondente a 25,354% do eleitorado paraense, já votam sendo identificados pelas digitais.

Para as eleições de 2018, serão incluídos, além de Belém, mais três municípios de forma obrigatória e outros 33 de maneira eletiva. No total, serão mais 2 milhões de eleitores adicionados ao banco de dados biométricos da Justiça Eleitoral naquele pleito.

Hoje, o país conta com 50,4 milhões de cidadãos identificados pela biometria, o que corresponde a 34,4% do total do eleitorado. A meta do TSE é recadastrar todo o eleitorado brasileiro até 2022.

(Informações do TSE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.