Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Procon-MA orienta consumidores e fornecedores em arraiais de São Luís

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Procon-MA orienta consumidores e fornecedores em arraiais de São Luís

Festa junina é sinônimo de muita comida típica e produtos tradicionais. Mas, diante dos pratos exóticos, o consumidor deve ficar atento tanto ao preço quanto à informação nutricional e formas de pagamento. Pensando nisso, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon-MA) realiza esta semana mais uma edição da Operação Matraca, com fiscalização das barracas de comidas típicas nos arraiais de São Luís.

Mais de 50 barracas que vendem alimentos nos arraiais de São Luís foram vistoriadas e orientadas sobre as boas práticas no manuseio de comidas típicas e sobre os direitos do consumidor. A operação foi realizada no Arraial do Ipem (Calhau), Arraial da Vila Palmeira, Arraial Pertinho de Você (Cohama) e no Arraial da Maria Aragão (Centro).

Os fiscais verificaram as condições de condicionamento, produção e venda dos produtos alimentícios das barracas juninas, distribuíram informativos com dicas para boas relações de consumo e uma cartilha com direitos e deveres dos fornecedores, a exemplo da não obrigatoriedade do pagamento de 10% pela prestação do serviço, da não imposição de consumação mínima e de fixação de preço mínimo para uso de cartões de crédito ou débito, e outros aspectos.

Segundo o presidente do Procon-MA, Duarte Júnior, a ação preventiva é uma forma de orientar melhor os fornecedores. “Pelo terceiro ano, realizamos a Operação Matraca com o objetivo de orientar os fornecedores visando à humanização das relações de consumo e como medida preventiva para evitar que os consumidores sofram prejuízos à sua vida, saúde e segurança”, enfatizou.
Para os barraqueiros, a ação contribui na qualificação do trabalho. “Eu acho ótimo porque ensina às pessoas a maneira correta de manipular e acondicionar os alimentos… Isso é muito importante pra ficar livre de bactérias”, observou Lindalva Roxo, dona de barraca.

Os consumidores também aprovaram a Operação. “É muito bom porque nos passa segurança. A gente tem mais confiança no produto que a gente ‘tá’ consumindo”, afirmou Alessandra Sena, assistente-administrativa.

(Informações do Procon-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.