Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: São João de Todos 2017: arraiais começam nesta sexta-feira (16)

quinta-feira, 15 de junho de 2017

São João de Todos 2017: arraiais começam nesta sexta-feira (16)

O São João de Todos 2017 continua movimentando São Luís em vários pontos da cidade. Nesta sexta-feira (16), começa a festança nos arraiais ‘Donato Alves’ (Ipem) e ‘Mestre Marcelino’ na Praça Nauro Machado, a partir das 19h.

Com apresentação de grupos de bumba meu boi, show de Erasmo Dibel, Companhia Encantar e grupos de forró, o Arraial do Ipem promete atrair grande público como todos os anos. A programação desta sexta-feira conta, também, com a apresentação do Boi de Apolônio, Boi Novilho Branco, Boi de Sonhos e a batida cadenciada dos pandeirões e matracas do Boi da Maioba, um dos mais populares do São João do Maranhão.

Na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís, o Boi de Sonhos abrirá a programação às 19h, seguido do Boi do Una e Boi de São Simão. A partir das 22h quem sobe ao palco é a cantora Rosa Reis com seu repertório de ritmos juninos. A noite terminará com a apresentação dos bois de Leonardo e Ribamar.

Nos arraiais da Praça Maria Aragão e Vila Palmeira (Humberto de Maracanã), os festejos continuam com diversas atrações. A tenda de tambor de crioula e o barracão do forró estarão movimentando a noite na Maria Aragão. Na Vila Palmeira, os destaques são Boi de Axixá e Boi de Marcanã.

Bairros e festejos tradicionais

No circuito de arraiais de bairro, contam com o apoio do governo do Estado os bairros de Fátima, João Paulo, João de Deus, Liberdade, Largo de Santo Antônio (Centro), Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária e Vila Embratel. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 de junho.

O governo apoia, ainda, as tradicionais festas, como os encontros de grupos de Bumba Meu Boi da Capela de São Pedro (29), na Madre Deus, e o festejo de São Marçal (30), no bairro do João Paulo. O Festival de Zabumbas e o Encontro de Miolos de Boi, também, foram beneficiados com o apoio.

Durante 19 dias, o São João de Todos celebrará o melhor da cultura popular maranhense nos arraiais oficiais ‘Donato Alves’ (Ipem), ‘Humberto de Maracanã’ (Parque Folclórico da Vila Palmeira), ‘Mestre Marcelino’ (praça Nauro Machado) e Maria Aragão. Com atrações de bumba meu boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais, a programação continua até o dia 2 de julho. Para consultar todas as atrações da grande festa junina do Maranhão, acesse o site www.ma.gov.br/saojoaodetodos.

(Informações da Sectur-MA
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.