Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Procon-MA e Vigilâncias fiscalizam água e gelo servidos ao consumidor nos “fast-foods” de “shoppings”

domingo, 20 de agosto de 2017

Procon-MA e Vigilâncias fiscalizam água e gelo servidos ao consumidor nos “fast-foods” de “shoppings”

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA), em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal e a Vigilância Ambiental, fiscalizou, nos dias 15, 16 e 17 de agosto, “fast-foods” nos “shoppings” da capital, por meio da Operação Águas Claras. A ação tem como objetivo verificar o controle higiênico-sanitário da água que é servida aos consumidores nos estabelecimentos.

A ação realiza o controle higiênico-sanitário, teste de potabilidade da água (verificando o nível do cloro), recolhendo amostras da água no estado líquido e sólido para posterior análise microbiológica em laboratório.

No Shopping São Luís, foram recolhidas amostras no Burger King, Mc Donald’s, Bob’s, Giraffas e Subway. Na fiscalização, o Bob’s e o Giraffas foram autuados por ausência de certificação do CBM-MA. O Bob’s foi autuado, ainda, por ausência de alvará de funcionamento. O Subway foi notificado por ausência do certificado do CBM-MA, pela não apresentação do protocolo de solicitação de renovação do Alvará da Vigilância Sanitária e por um vazamento detectado na área de manipulação de alimentos.

Já no Shopping da Ilha, foi recolhida amostra no Bob’s, e o “shopping” autuado para comprovar a potabilidade da água. No Rio Anil Shopping, no Burger King, no Bob’s e no Giraffas, os fiscais coletaram amostras da água para análise em laboratório. O Burger King e o Bob’s terão que apresentar protocolo de solicitação de alvará sanitário.

“Verificamos as condições sanitárias dos estabelecimentos e a qualidade do gelo servido ao consumidor para evitar riscos à vida, à saúde e à segurança do consumidor. Inicialmente, foram fiscalizados “fast-foods” dos “shoppings” de São Luís e, posteriormente, será estendido para os demais bares e restaurantes da Grande Ilha. Ações como essa visam assegurar o pleno respeito aos direitos dos consumidores, garantindo qualidade na prestação de serviço em todo o Estado”, reforçou o presidente do Procon-MA e do Viva, Duarte Júnior.

Conforme a coordenadora de Vigilância Sanitária, Zilmar Pinheiro, é importante a população permanecer atenta e informar às autoridades competentes as irregularidades e desrespeito aos consumidores.

(Informações do Procon-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.