Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Civil realiza desapropriação de terra do antigo Clube Jaguarema

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Polícia Civil realiza desapropriação de terra do antigo Clube Jaguarema

Em ação conjunta, a Polícia Civil, com apoio da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Blitz Urbana, Guarda Municipal, realizou, na manhã dessa quarta-feira (20), a desapropriação de terra do antigo Clube Jaguarema, localizada no Bairro do Cutim Anil, em São Luís (MA).

O grupo de pessoas que estava tentando se apropriar da área foi avisado de que se tratava de uma propriedade privada e de preservação ambiental e que eles não poderiam permanecer no local. Mesmo assim, eles permaneceram na área, fazendo com que a Policia Civil, com apoio das demais equipes de segurança do Estado, fosse realizar a desocupação.

A propriedade se trata do antigo Jaguarema, que foi adquirido pela empresa Dimensão. Em grande parte dessa área, foi construído o prédio Eco Space, e a área de preservação ambiental, pelo fato de ter um canal, nascentes e arvores, foi passada para a prefeitura em processo de doação que, ainda, está sendo finalizado.

“A perícia foi feita no local para averiguar se a área era realmente de preservação ambiental. Logo foi registrado que havia nascentes, muitas árvores, córregos, caracterizando-se como uma área de proteção. Assim, não poderia haver construções e/ou qualquer outro tipo de obras no local”, afirmou, Bianca Almada, delegada de Meio Ambiente do Maranhão.

Foi, então, recomendado, por meio do Ministério Público, pelo promotor de Justiça Luís Fernando Cabral Barreto Junior, titular da 3ª Promotoria Especializada de Proteção do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural de São Luís, para fazer a desmobilização logo no início da invasão para evitar maiores danos.

Já havia, na área, cerca de 40 piquetes e, apenas, duas pessoas, moradores do terreno. Foram removidas do local, por meio do estudo sociografico feito por parte do programa Minha Casa, Minha Vida.

(Informações da SSP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.