Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Casamentos Comunitários: cerimônias ocorrem em diversas comarcas do Estado

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Casamentos Comunitários: cerimônias ocorrem em diversas comarcas do Estado

O projeto Casamentos Comunitários da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), que já uniu mais de 100 mil casais em todo o Estado, tem cerimônias marcadas em diversas comarcas, nos próximos dias. Neste sábado, dia 21 de outubro, às 15h, no Centro de Convenções da UFMA, na Avenida dos Portugueses, em São Luís, ocorre a maior celebração realizada neste ano, com a participação de 890 casais. O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão e a corregedora-geral da Justiça, desembargadores Cleones Carvalho Cunha e Anildes Chaves Cruz, confirmaram presença no evento.

Em São Vicente Férrer, o casamento comunitário ocorreu nesta quinta-feira (19), na Praça de Eventos, Centro da cidade. O ato, autorizado pelo juiz Bruno Barbosa Pinheiro, titular da comarca, uniu, também, casais do termo judiciário de Cajapió.

A Comarca de Açailândia realiza três cerimônias, nos municípios de Açailândia (6 de novembro), Cidelândia (7 de novembro) e São Francisco do Brejão (8 de novembro), conforme Portaria nº 7010/2017, assinada pelo juiz André Santos, da 2ª Vara Cível. As inscrições se estendem até esta sexta-feira (20), em três endereços, conforme o município de residência dos noivos: Fórum de Açailândia (Avenida José Edilson Caridade Ribeiro, nº 1. Residencial Tropical) e cartório do 2º Ofício de Açailândia (Rua Dorgival Pinheiro de Souza, nº 1.219, Centro); Cartório do Ofício Único de Cidelândia (Rua Brasil, S/N, Centro) e Cartório do Ofício Único de São Francisco do Brejão (Avenida Castelo Branco, nº 94, Centro).

O juiz Rodrigo Costa Nina, da Comarca de Santa Luzia do Paruá, autorizou a realização de uma edição do projeto Casamentos Comunitários, marcando a celebração para o dia 10 de novembro de 2017, às 10h, no Ginásio Poliesportivo (Rua do Progresso, S/N).

Também no dia 10 de novembro, a Comarca de Passagem Franca realiza, no termo judiciário de Lagoa do Mato, a primeira cerimônia de casamento do ano, às 9h, no Clube Social, localizado na Rua Sucupira do Riachão, Centro da cidade de Lagoa do Mato.

No dia 22 de novembro, é a vez da Comarca de Morros sediar uma cerimônia do projeto. A partir das 17h, na Praça São João, Centro da cidade de Morros, casais da sede e dos termos judiciários de Cachoeira Grande e Presidente Juscelino se reunirão para a união civil perante a Justiça. A juíza titular da comarca, Adriana da Silva Chaves de Melo, é quem assina a Portaria nº 7.052/2017, que regulamenta o casamento.

No dia seguinte, 23 de novembro, é a vez da Comarca de Itapecuru-Mirim unir dezenas de casais por meio do projeto Casamentos Comunitários. A cerimônia foi marcada para as 17h, na Avenida Gomes de Sousa, entre as Praças da Cruz e Gomes de Sousa, Centro da cidade.

Dia 30 de novembro, a Comarca de Bom Jardim celebra a união de casais da sede e do termo judiciário de São João do Caru. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 outubro de 2017, no Cartório do 2º Ofício da Comarca de Bom Jardim, localizado na Praça Governador José Sarney, nº 37-B, Centro, e, em São João do Caru, na Serventia Extrajudicial local, na Rua Projetada, nº 1, Centro.

Em dezembro, várias cerimônias já estão confirmadas, uma na Comarca de Pedreiras, que está com inscrições abertas até o dia 6 de novembro, e celebração marcada para dia 1º. Os noivos interessados podem se inscrever na sede do Cras, localizada na Rua Manoel Trindade nº 399, Bairro Diogo, Pedreiras.

A juíza Selecina Henrique Locatelli, titular da Comarca de Arame, informou que a edição local 2017 do projeto ocorre no dia 7 de dezembro, às 18h, na Igreja Assembleia de Deus, na sede matriz (Rua Barão de Grajaú, nº 160, Centro). Os casais ainda podem inscrever-se até o dia 30 de outubro, no Cartório Extrajudicial de 1º Ofício, na Rua Barão de Grajaú, S/N, Centro, em Arame.

Em Tutoia, também no dia 7 de dezembro, o juiz Francisco Girão Braga, titular da comarca, marcou a solenidade de casamento comunitário, às 16h, na Praia da Barra, no fim da Rua Magalhães de Almeida, Barra, em Tutoia. Antes, no dia 9 de novembro, o magistrado celebra a união de casais no termo judiciário de Paulino Neves, na Avenida Rio Novo, S/N, Centro do município.

Na Comarca de Governador Nunes Freire, o casamento também será realizado no dia 7 de dezembro, às 17h, na Praça da Cultura, na Avenida do Comércio, S/N, Centro da cidade. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas até o dia 27 de outubro, no Cartório do Ofício Único de Governador Nunes Freire (Rua do Evangelho, nº 317, Centro), durante o horário de expediente.

O juiz Paulo de Assis Ribeiro, titular da Comarca de Vargem Grande, fará três celebrações de casamento comunitário na comarca: dia 14 de dezembro, nos municípios de Nina Rodrigues, às 16h, e Vargem Grande, às 18h, e, no dia 15 de dezembro, em Presidente Vargas, às 8h.

(Informações do TJ-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.