Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Judiciário fiscaliza transporte intermunicipal de crianças e adolescentes em Açailândia

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Judiciário fiscaliza transporte intermunicipal de crianças e adolescentes em Açailândia

Por determinação da juíza titular da 2ª Vara da Comarca de Açailândia, Clécia Pereira Monteiro, comissários de Justiça fiscalizaram o transporte intermunicipal de crianças e adolescentes em trecho da BR-222, que corta a cidade. A ação, realizada na última quarta-feira (11), teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O objetivo da fiscalização é garantir o cumprimento da Legislação, que exige autorização por escrito dos pais ou responsáveis para o transporte em comarcas contíguas ou quando a criança estiver acompanhada de parentes ou pessoa maior de idade.

Durante as abordagens, duas vans foram autuadas por transporte irregular, sem autorização e documentos que comprovassem o parentesco com as pessoas que as acompanhavam.

Segundo a magistrada, os interessados podem se dirigir à sede do Juízo para solicitar a autorização judicial, que a pedido dos pais ou responsáveis pode ter validade de até 2 anos.

Além da BR, as fiscalizações são efetivadas no Terminal Rodoviário do município, e em pontos de embarque e desembarque de vans e veículos de transporte alternativo.

Penalidade

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) prevê multa de três a vinte salários-mínimos para quem transportar criança ou adolescente sem os documentos exigidos. Em caso de reincidência, a punição é aplicada em dobro.

(Informações do TJ-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.