Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate desvio de recursos públicos destinados à merenda escolar

domingo, 8 de outubro de 2017

Polícia Federal combate desvio de recursos públicos destinados à merenda escolar

A Polícia Federal iniciou, na última sexta-feira (6), a Operação Inópia, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso constituído a partir da formação de um cartel de empresas do ramo alimentício e de serviços para desviar recursos públicos principalmente destinados à merenda escolar para vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, em especial na Baixada Fluminense.

Cerca de 160 policiais federais cumpriram 21 mandados de prisão temporária e 30 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Caxias.

As investigações da PF, realizadas em conjunto com CGU, Cade, Receita Federal e MPF, em modelo de força-tarefa, identificaram diversos procedimentos licitatórios viciados, com evidências de direcionamento dos certames, superfaturamento, corrupção, além da constatação de utilização de empresas constituídas em nome de laranjas, blindagem patrimonial e lavagem de dinheiro.

Os presos serão indiciados por formação de cartel, crime de licitações e corrupção ativa, dentre outros. Após os procedimentos de praxe, eles serão encaminhados ao sistema prisional do Estado, onde permanecerão à disposição da Justiça.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.