Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal finaliza inquérito da Operação Tendão de Aquiles

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Polícia Federal finaliza inquérito da Operação Tendão de Aquiles

A Polícia Federal encerrou a investigação, conhecida como Operação Tendão de Aquiles, que investigou o uso de informações privilegiadas e manipulação de mercado pelas empresas JBS e FB Participações em transações do mercado financeiro. O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) na tarde de da última segunda-feira (9).

Joesley Batista e Wesley Batista, controladores do grupo J&F, do qual a JBS é a principal empresa, foram indiciados em 20/9 e estão presos a pedido da Polícia Federal desde 13/9, quando foi iniciada a segunda etapa da Operação Tendão de Aquiles.

Joesley Batista foi indiciado em 20/9 pela autoria dos crimes de manipulação de mercado e uso indevido de informação privilegiada, com abuso de poder de controle e administração, em razão do evento de venda de ações da JBS S/A pela FB Participações, controladora desta última.

Wesley Batista foi indiciado na mesma data como autor do crime de manipulação de mercado e como partícipe no crime de uso indevido de informação privilegiada praticado por seu irmão Joesley com abuso de poder de controle e administração, em relação aos eventos relativos à venda e compra de ações da JBS S/A. Ele também foi indiciado como autor no crime de uso indevido de informação privilegiada, com abuso de poder de controle e administração, em relação aos eventos relativos à compra de contratos futuros e contratos a termo de dólares.

As investigações tiveram início dentro da própria PF, quando as transações foram noticiadas. Em atuação conjunta com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a PF pôde trazer à investigação provas robustas de que a determinação das operações financeiras partiu dos irmãos Batista.

O inquérito foi entregue para o MPF, que poderá apresentar denúncia, solicitar arquivamento ou reencaminhar a investigação para a realização de novas diligências.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.