Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga lavagem de dinheiro no Brasil por grupo do leste europeu

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Polícia Federal investiga lavagem de dinheiro no Brasil por grupo do leste europeu

A Polícia Federal inicia, nesta quinta-feira (5), a Operação Multifake, para investigar a lavagem de dinheiro no Brasil por organização criminosa atuante no leste europeu.

Policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva, dois de condução coercitiva e cinco de busca nas cidades de Porto Alegre e Viamão. Também é realizado o sequestro de imóveis e valores em contas-correntes, a apreensão de veículos e o registro no Sistema de Difusão Vermelha da Interpol de um mandado de prisão de um investigado que estaria na Europa.

A investigação identificou remessas de valores feitas por um cidadão da República Tcheca ao Brasil. Informações indicam o possível envolvimento desse investigado com diversos crimes em seu país de origem. Ao menos parte dos valores remetida ao Brasil é redirecionada a empresas-fantasmas (sem funcionários e com o mesmo endereço), que estabelecem negócios imobiliários sem declarar qualquer receita.

Em operações de câmbio oficiais, foram transferidos para o Brasil aproximadamente R$ 4 milhões entre 2011 e 2016, sendo que os envolvidos, entretanto, teriam movimentado em créditos aproximadamente R$ 20 milhões no mesmo período.

A operação foi denominada Multifake, pois um dos principais investigados usou, pelo menos, quatro nomes, sendo três identidades falsas de brasileiros. Um dos nomes começou a ser usado pelo investigado há mais de 20 anos. Na Europa, ele já cumpriu pena e foi extraditado da Croácia para a República Tcheca.

São investigados quatro cidadãos da República Tcheca e um brasileiro, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, uso de documento falso, falsidade ideológica e prestação de informações falsas para realização de contratos de câmbio.

A investigação prossegue com a oitiva dos envolvidos e de pessoas que negociaram imóveis ligados às empresas, análise do material apreendido e possível pedido de cooperação jurídica internacional com as autoridades do País de origem.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.