Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga venda de dados de sistemas da Receita Federal

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Polícia Federal investiga venda de dados de sistemas da Receita Federal

A Polícia Federal, em conjunto com a Corregedoria da Receita Federal do Brasil (RFB), iniciou, nesta terça-feira (10), a Operação Spy, que apura a venda de dados extraídos de sistemas internos da Receita Federal. Cerca de 60 policiais federais e 10 servidores da Receita Federal cumprem oito mandados de prisão preventiva (três em desfavor de servidores públicos) e 12 de busca e apreensão nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

A investigação teve início em setembro de 2016, a partir de informações fornecidas pela Corregedoria da Receita Federal, que indicavam a atuação ilegal de servidores daquele órgão. Dados relacionados à atividade de comércio exterior eram extraídos de sistemas internos e repassados, mediante pagamento, por intermediários, a empresas que desempenham atividades de exportação ou importação.

As ordens judiciais foram decretadas pela 7ª Vara Federal de Porto Alegre e se destinam à obtenção de informações complementares sobre as práticas sob investigação, bem como, para a garantia da ordem pública, da ordem econômica e por conveniência da instrução criminal. Os crimes investigados são corrupção ativa e passiva, e lavagem de dinheiro.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.