Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação contra contrabando no Galeão

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Polícia Federal inicia operação contra contrabando no Galeão

A Polícia Federal iniciou, na manhã dessa terça-feira (7), a Operação Canal Fechado, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava na facilitação de contrabando no Aeroporto do Galeão.

Policias federais cumpriram dois mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e o afastamento das atividades de um analista tributário da Receita Federal.

O esquema existia há mais de dois anos e contava com a participação, além do servidor da RF, de três funcionários de empresa que presta serviços terceirizados no aeroporto. O fiscal e os funcionários tinham como função viabilizar o desembarque de pessoas, previamente, determinadas sem que fossem, regularmente, fiscalizadas.

As investigações da PF apontam que os dois homens presos atuavam na cooptação de pessoas para trazer mercadorias do exterior, aém de organizar a facilitação da chegada dos cooptados ao Galeão, recebendo e revendendo os bens importados no mercado. Vários tipos de produtos eram trazidos, irregularmente, pela organização criminosa, tais como telefones celulares, relógios, perfumes e videogames. Dentre as pessoas que trouxeram mercadorias encontra-se um militar do Exército que atuou nas tropas brasileiras que serviram no Haiti.

As investigações tiveram início em janeiro deste ano com a prisão de um funcionário da empresa prestadora de serviços no aeroporto. Outro funcionário da mesma empresa também foi preso pela PF no mês de abril.

O analista tributário investigado foi indiciado pelo crime de pertencimento à organização criminosa e facilitação de contrabando ou descaminho, e os dois homens presos por contrabando, descaminho e, também, por pertencimento à organização criminosa.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.