Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate crimes praticados por servidores públicos no Pará

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Polícia Federal combate crimes praticados por servidores públicos no Pará

A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União iniciaram, nesta segunda-feira (27), a Operação Controle Institucional, com o objetivo de coibir crimes praticados por servidores públicos federais para burlar procedimentos de fiscalização.

Cerca de 20 policiais federais e seis servidores da CGU cumprem três mandados de condução coercitiva e três mandados de busca e apreensão.

Os alvos da operação são dois servidores da CGU que se valiam de sua condição de funcionários públicos para obter informações a respeito das fiscalizações realizadas pela Controladoria Geral da União e, de posse destas informações, faziam contato com os representantes dos municípios fiscalizados se oferecendo para amenizar o resultado das fiscalizações, bem como realizar a defesa dos municípios no órgão fiscalizador.

Também é alvo da operação ex-vice-prefeito da cidade de Abaetetuba, que tinha a função de fazer o primeiro contato com os representantes dos municípios fiscalizados, apresentando os servidores da CGU.

Os atos criminosos chegaram ao conhecimento da CGU e da Polícia Federal por meio do prefeito de outro município que, durante fiscalização, relatou para a equipe da Controladoria que tinha recebido ligações de servidora do órgão a pretexto de ajudar a cidade na fiscalização.

A investigação teve início em julho deste ano e no seu curso foi descoberto que o grupo criminoso ofereceu seus serviços a, pelo menos, mais dois municípios (Cametá e São Félix do Xingu).

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.