Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate fraude no Fundo Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Polícia Federal combate fraude no Fundo Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (14), a Operação Anaideia, que investiga o desvio de, aproximadamente, R$ 3 milhões do Fundo Municipal de Saúde do Município de Aparecida de Goiânia (GO).

Cerca de 100 policiais federais cumprem 49 mandados judiciais, sendo dois mandados de prisão temporária, 28 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de condução coercitiva, expedidos pela Subseção Judiciária de Aparecida de Goiânia (GO). As ordens judiciais estão sendo cumpridas nos municípios de Goianira (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Jataí (GO), Rio Verde (GO), São Paulo (SP), São José do Rio Preto (SP), Pinhais (PR) e Curitiba (PR).

A PF apurou que uma ex-servidora da Prefeitura de Aparecida de Goiânia (GO), utilizando-se da função que exercia, inseriu informações falsas no sistema de pagamento e desviou recursos que eram destinados às ações para preservação da saúde da população, creditando tais recursos em conta de uma empresa pertencente a seu companheiro. As investigações revelaram ainda que esses recursos, após terem sido desviados, foram repassados para outras empresas cujos representantes estão sendo chamados para explicar os reais motivos desses repasses.

Os investigados responderão pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informação, peculato e associação criminosa, cujas penas podem alcançar 12 anos de reclusão.

O nome da operação advém da mitologia grega, em que Anaideia é uma entidade que personificava a crueldade, o despudor e o imperdoável, em alusão às consequências das condutas praticadas pelos investigados.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.