Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal desarticula grupo criminoso que atuava no setor de transportes no RJ

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Polícia Federal desarticula grupo criminoso que atuava no setor de transportes no RJ

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (14), a Operação Cadeia Velha, com o objetivo apurar a existência de uma organização criminosa que atuava no setor de transportes públicos, com apoio de parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Aproximadamente, 155 policiais federais cumprem, nos municípios do Rio de Janeiro, Saquarema, Volta Redonda e Uberaba (MG), seis mandados de prisão preventiva, quatro mandados de prisão temporária, quatro conduções coercitivas e 35 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

A PF e o Ministério Público Federal identificaram elementos indicadores do envolvimento de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função no Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Três deputados estaduais do Rio de Janeiro são suspeitos de participarem do esquema criminoso por meio do recebimento de vantagens indevidas da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor).

A investigação aponta a existência de clara atuação legislativa desses parlamentares em favor dos interesses da Fetranspor, indicando também uma grande evolução patrimonial dos envolvidos desde que ingressaram na atividade política; e incompatível com os rendimentos inerentes aos cargos ocupados. A Receita Federal também auxiliou nas investigações.

Foram encontradas conexões entre as Operações Saqueador, Calicute, Eficiência, Quinto do Ouro e Ponto Final já iniciadas pela PF anteriormente. São investigados os crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O nome da operação é uma referência à origem das fundações do Palácio Tiradentes, sede do legislativo fluminense, local em que, no Brasil colonial, funcionava uma prisão conhecida como Cadeia Velha, para onde eram encaminhados todos aqueles que infringissem as leis da Coroa Portuguesa.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.