Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Antônio Noberto é eleito presidente da Academia de Letras de São Luís

domingo, 17 de dezembro de 2017

Antônio Noberto é eleito presidente da Academia de Letras de São Luís

Ele é o terceiro a ocupar a cadeira mais alta da Academia Ludovicense de Letras (ALL), depois de Roque Macatrão e Dilercy Adler. A posse ocorrerá no próximo mês de janeiro

A Academia Ludovicense de Letras elegeu, na manhã desse sábado (16), sua nova diretoria que comandará a Instituição literária no biênio 2018/2019. A chapa, encabeçada pelo pesquisador, turismólogo, historiador e escritor Antônio Noberto e pela vice-presidente, a promotora de Justiça e escritora Ana Luiza Almeida Ferro, obteve quase 90% dos votos creditados pelos integrantes da ALL, conhecida como Casa de Maria Firmina dos Reis.

Noberto é membro-fundador da Academia Ludovicence de Letras e sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Entre os seus trabalhos publicados estão “A influência francesa em São Luís”, “Só por uma estação: uma viagem ao Brasil” e “França Equinocial uma história de 400 anos”. Ele é pesquisador e incentivador da reaproximação e fortalecimento dos laços do Maranhão com a França. Noberto realizou viagens de pesquisa ao país gaulês com objetivo de incrementar a relação histórica entre o Maranhão e a terra de Daniel de La Touche, senhor de La Ravardière. Em 2015, a pedido da Prefeitura de São Luís e do “trade” turístico local, ministrou palestra em Paris sobre a fundação de São Luís e as potencialidades turísticas do Estado do Maranhão.

O turismólogo e historiador é o criador do Cemitour do Gavião, passeio musicado que rememora as personalidades inumadas na necrópole do Gavião, em São Luís. Antônio Noberto faz parte dos quadros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde exerce a função de chefe do Núcleo de Comunicação Social e de assessor parlamentar da Instituição que cuida das rodovias federais do país. Ele é pós-graduado em Gestão Mercadológica e Consultoria em Turismo (UniceumaA) e cursou MBA em Gestão Empresarial pelo Instituto Superior de Administração e Negócios /Fundação Getúlio Vargas (Isan/FGV). É ex-presidente da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo – ABBTUR-MA.

A vice-presidente eleita, Ana Luiza Almeida Ferro, também é membro-fundador da ALL, promotora de Justiça do Estado do Maranhão e uma das escritoras mais premiadas do Estado nos últimos anos. Ela é filha do historiador e professor Wilson Pires Ferro, que, também, ajudou a fundar a ALL e morreu logo em seguida à fundação da ALL.

A jovem Academia Ludovicense de Letras foi fundada no dia 10 de agosto de 2013, logo após os eventos comemorativos dos 400 anos da capital maranhense, período em que o turismólogo Antônio Noberto presenteou o Maranhão com a Exposição França Equinocial para sempre, trabalho que mostra um pouco do nascimento dessa parte do Brasil. A Exposição foi inicialmente lançada no Palácio Cristo Rei, em 14 de agosto de 2012, com o apoio de Clores Holanda e Joana Bittencourt e, atualmente, em cartaz no Forte de Santo Antônio, na Ponta d’Areia, a convite da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (SECTUR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.