Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Dono de uma fortuna bilionária, Marcelo Odebrecht deixará a prisão amanhã

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Dono de uma fortuna bilionária, Marcelo Odebrecht deixará a prisão amanhã

Quando abriu a porta e se deparou com agentes da Polícia Federal, em 19 de junho de 2015, Marcelo Odebrecht não imaginava que passaria 30 meses atrás das grandes. A sua fortuna de R$ 13 bilhões não pesou em nenhum momento durante análise do caso pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Foi exatamente todo esse poder financeiro que motivou o nome da operação que o levou para a cadeia. “Erga omnes”, que em latim significa “vale para todos”, foi a 14ª Fase da Lava-Jato e levou para a cadeia executivos da maior empreiteira do país.

Marcelo, ex-presidente da Construtora Odebrecht, deixará, amanhã, a cela de 12 metros quadrados na Carceragem da PF, em Curitiba, para voltar a ocupar sua mansão, avaliada em R$ 30 milhões, em São Paulo.

Condenado a 10 anos de prisão, Marcelo terá, a partir de agora que cumprir o regime domiciliar integral, com uso de tornozeleira eletrônica. Apesar disso, o empresário poderá circular livremente na residência de 3 mil metros quadrados. De acordo com a sentença, ele só poderá deixar o local em situações médicas, para exames, consultas ou se apresentar problemas de saúde. No entanto, durante negociação do acordo de delação premiada, o empreiteiro entrou em acordo com os procuradores do Ministério Público e conseguiu autorização para ir à formatura de uma das filhas, que termina a faculdade em 2018. Marcelo está proibido de assumir qualquer função na direção da Odebrecht ou de receber visitas dos investigados ou condenados na Lava-Jato.

Durante o tempo de prisão, Marcelo viu que o mundo real é bem diferente do que ele costumava fantasiar na sua cabeça e percebeu que o dinheiro não poderia comprar a todos, como a Odebrecht fazia com políticos que aceitavam receber propina para beneficiar a empreiteira. Nos três primeiros meses, ele manteve a pose, como se estivesse andando nos corredores de sua empresa quando circulava por dentro do Complexo Médico Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

(Informações do Portal Camisa  10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.