Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Civil apresenta 42 acusados de participarem de organização criminosa

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Polícia Civil apresenta 42 acusados de participarem de organização criminosa

Dando continuidade ao combate ao narcotráfico no Estado do Maranhão, a Polícia Civil, por meio da Senarc, realizou, na manhã dessa quinta-feira (30), uma megaoperação, denominada Libertar, que desmontou uma organização criminosa que atuava no fornecimento de drogas para os municípios maranhenses. Foram presos 12 acusados e 30 internos indiciados, os quais responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.

No período da tarde dessa quinta-feira (30), os acusados foram apresentados em uma coletiva na SSP-MA.

As investigações começaram no Bairro da Liberdade, onde, após monitoramento, os policiais chegaram ao suspeito, identificado por Carlos César Viegas, conhecido como Carlito. Na oportunidade, foi verificado que Carlito estava envolvido com o tráfico de entorpecentes. Foi descoberto pelos policias o envolvimento de Carlito com internos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas e com um homem, identificado por Edmilson dos Santos Lima, conhecido como Maranhão, natural de Coroatá. Maranhão estava morando no Estado de Goiás, na cidade de Aparecida. Ele é considerado o maior fornecedor de maconha prensada para o Estado maranhense. Durante o tempo das investigações, foi constatado que essa organização criminosa já movimentou mais de duas toneladas de maconha para o Estado, entre elas algumas das apreensões que a Senarc realizou ao logo do ano de 2017. São apreensões decorrentes dessa droga que eles movimentavam.

As investigações continuaram e culminaram na prisão de Edmilson dos Santos Lima. Durante a prisão de Edmilson, foi encontrado, com ele, uma pistola calibre 380. Ainda na ocasião, a Senarc realizou a detenção do acusado Flávio Júnior Bacelos Pinto, conhecido como Goiano, que se encontrava custodiado no presidio em São Luís. Júnior Bacelos movimentava a droga que estava nas ruas de dentro do presidio para todo o Estado, contatando a ação criminosa com Edmilson dos Santos Lima. A ação de monitoramento foi essencial para o sucesso na operação da Polícia Civil.

Na coletiva na SSP-MA, o secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, relatou que “é a maior ação contra uma organização criminosa no Estado do Maranhão. Uma organização voltada para o tráfico de drogas ilícitas. Esta ação segue a marca do acerto da criação da Senarc”. Continua o secretário: “quero agradecer os investigadores, delegados e toda a equipe da Senarc, que desenvolvem este trabalho em favor da sociedade maranhense. O trabalho que os senhores desenvolvem é muito forte e é preciso uma ampla divulgação.  Foram realizados 18 cumprimentos de mandados de buscas, sendo 12 cumpridos. Aqui na SSP, foram apresentados mais 30 internos, os quais também estavam envolvidos diretamente com as ações criminosas”.

Presente também durante a coletiva, o delegado-geral, Leonardo Diniz, salientou que “a atuação da Polícia Civil, por conta da Senarc, foi, de certa forma, inovadora, pois não apenas identificou os partícipes, mas realizou as 42 prisões de forma eficiente”. O delegado-geral pontuou ainda: “as prisões envolveram investigadores e delegados, onde culminou, por conta da Senarc, um prejuízo de cerca de cinco milhões de reais para a facção criminosa. Essa prisão traz a sensação que o trabalho das forças de segurança está sendo realizado de forma eficaz e dá uma sensação presente e do serviço feito para a sociedade”.

O superintendente da Senarc, Carlos Alessandro, informou, durante a coletiva, que “o trabalho da Senarc, com a colaboração das demais superintendências – entre elas, a Seic, a Seccor, a SPCC e a SPCI –, de forma integrada e conjugada, ajuda a Polícia Civil, no sentido de combater o tráfico de drogas”. Continua o superintendente: “assim, foi possível fazer a desarticulação da maior organização criminosa voltada para o tráfico de entorpecentes”.

(Informações da SSP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.