Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate fraudes contra a Previdência Social no litoral norte do RS

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Polícia Federal combate fraudes contra a Previdência Social no litoral norte do RS

 A Força-Tarefa Previdenciária desencadeou, nesta segunda-feira (11), a Operação Vínculo, que investiga fraude na obtenção de benefícios no INSS e de seguro-desemprego. Policiais federais e servidores da Coordenação de Inteligência Previdenciária da Secretaria de Previdência cumprem cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Capão da Canoa, Imbé e Cidreira, no Rio Grande do Sul.

A investigação, iniciada em setembro, identificou a atuação de um contador que informava à Previdência Social vínculos inexistentes de trabalhadores com empresas do litoral norte, já encerradas, a fim de obter benefícios no INSS e ao Ministério do Trabalho e Emprego (Seguro-Desemprego).

O prejuízo identificado, com base na amostra de benefícios analisados até o momento, é de R$ 410 mil. Considerando a expectativa de vida dos beneficiários, este valor poderia chegar a, aproximadamente, R$ 1,3 milhão. O prejuízo total, caso não fosse interrompida a prática e apresentados à Autarquia os vínculos falsos, é incalculável, já que possibilitaria a concessão dos mais variados benefícios previdenciários, aí incluídas aposentadorias.

O crime-fim investigado na Operação Vínculo é o estelionato majorado, já que praticado em face da União, podendo chegar a seis anos e meio de prisão.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.