Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate loteamento ilegal na região conhecida como Lago dos Macacos

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Polícia Federal combate loteamento ilegal na região conhecida como Lago dos Macacos

A Polícia Federal iniciou, nesta terça feira (12), a Operação Dominadores do Lago em desfavor de um grupo de pessoas que estaria promovendo o loteamento ilegal da região conhecida como Lago dos Macacos, situada entre os municípios de Marabá e Itupiranga. Estão sendo cumpridos cinco mandados de condução coercitiva e três de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, lideranças da Associação dos Ribeirinhos Extrativistas do Lago dos Macacos (Arielma) estariam promovendo a venda de lotes na região do Lago dos Macacos, com a promessa de que seriam, futuramente, regularizados pela Secretaria do Patrimônio da União.

Documentos coletados ao longo da apuração indicam fortemente que a Arielma foi fundada com o propósito de dar aparência de legalidade à luta pelas terras. Há relatos e depoimentos que revelam que os associados não constituem, efetivamente, uma comunidade tradicional que vive às margens do rio ou do lago. Vale ressaltar que esta tradicionalidade é requisito indispensável para configuração de uma comunidade ribeirinha.

Os investigados são suspeitos ainda de liderar invasões ao local e promover desmatamentos em área de preservação permanente de natureza federal, o que vêm causando um clima tenso e de iminente conflito entre invasores e posseiros da região.

Os crimes investigados são os de invasão de terras públicas, estelionato e associação criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 11 anos de reclusão.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.