Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal desarticula esquemas de tráfico, descaminho e furto de bebidas no Galeão

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Polícia Federal desarticula esquemas de tráfico, descaminho e furto de bebidas no Galeão

A Polícia Federal iniciou, na manhã desta terça-feira (19), a Operação Rush com o objetivo de desarticular grupos criminosos que operavam no Aeroporto Internacional Tom Jobim em sofisticados esquemas de tráfico internacional de drogas, descaminho e furto de bebidas do interior de aeronaves em pouso.

Policiais federais cumprem, no Rio de Janeiro e São Paulo, 36 mandados de prisão preventiva, um mandado de condução coercitiva e 36 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal (RJ).

As investigações, iniciadas há cerca de dez meses, apontam a participação de funcionários do próprio aeroporto e de companhias aéreas, com apoio de servidores públicos da área de fiscalização aduaneira. Entre os mandados de prisão, pelo menos 23 são em desfavor de funcionários do aeroporto e dois contra servidores da Receita Federal.

Foram identificadas, ao menos, três formas de atuação do grupo criminoso liderado por um ex-funcionário do Galeão.

Em uma frente, um grupo facilitava o tráfico de drogas para dois estrangeiros, um albanês e um romeno, desviando malas com drogas para voos internacionais durante o translado para a aeronave, burlando a fiscalização policial e alfandegária. Para isso utilizavam funcionários do balcão de check-in das empresas aéreas, onde eram providenciadas duplicações irregulares de etiqueta de bagagem de passageiros de voos domésticos, não pertencentes à quadrilha.

Em outra frente, o grupo criminoso desviava bagagens procedentes do exterior sem que elas fossem submetidas à fiscalização prévia. Os operadores de esteira envolvidos no esquema retiravam a bagagem do desembarque internacional desviando para esteiras do desembarque doméstico, no intuito de evitar a fiscalização alfandegária e o consequente pagamento do tributo devido. Em alguns casos, os funcionários chegavam a entregar a bagagem no saguão ou até mesmo na calçada exterior do aeroporto.

Outra forma de atuação era diretamente por meio do canal aduaneiro onde o funcionário do aeroporto acompanhava o passageiro envolvido no esquema até um servidor da Receita Federal. Esse servidor, flagrado durante as investigações recebendo propina, liberava as malas mesmo quando identificasse pelo raio-X mercadoria entrando de forma irregular.

O grupo também atuava subtraindo garrafas de vinho, champanhe e de bebidas em miniatura do interior das aeronaves em pouso. Funcionários da empresa de “catering” realizavam o furto, levando os vasilhames para “pontos cegos” onde era feita a triagem. Para essas mercadorias existiam receptadores predefinidos. Em apenas uma apreensão, que aconteceu em setembro, a PF prendeu dois funcionários do aeroporto e um receptador com 2.715 garrafas de bebidas, além de veículos e dinheiro.

Os presos serão indiciados por organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, corrupção, facilitação ao contrabando e descaminho, descaminho, furto qualificado, além de associação criminosa.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.