Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal desarticula organização criminosa que fraudava o INSS

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Polícia Federal desarticula organização criminosa que fraudava o INSS

A Polícia Federal, com o apoio da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e a participação do Ministério Público Federal, iniciou, nesta sexta-feira (8), a Operação Cardiopatas, com o objetivo de combater fraudes previdenciárias.

Cerca de 120 policiais federais e dois analistas de inteligência previdenciária, cumprem 12 mandados de prisão preventiva, três de prisão temporária, 15 de busca e apreensão e 20 de condução coercitiva, nos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Italva e Casimiro de Abreu.

No curso da investigação, foram identificadas fraudes em 34 benefícios por incapacidade, entre auxílios-doença e aposentadoria por invalidez, produzindo um prejuízo superior a R$ 4 milhões à Previdência Social.

Entre os investigados, estão técnicos do Seguro Social, médicos peritos, médicos particulares, agenciadores de benefícios e pessoas que se utilizaram da organização criminosa.

Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de estelionato previdenciário, corrupção passiva e ativa, peculato e violação de sigilo funcional.

O nome da operação se deve ao fato de a maioria dos beneficiários cooptados pela organização criminosa ser suspeita de simular a ocorrência de miocardiopatia dilatada no INSS.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.