Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia 3ª fase da Operação Maus Caminhos

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Polícia Federal inicia 3ª fase da Operação Maus Caminhos

A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria Geral da União, iniciou, na manhã desta quinta-feira (21), a terceira fase da Operação Maus Caminhos, denominada Operação Estado de Emergência, que tem como objetivo investigar os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de capitais e de organização criminosa, com o ex-governador do Estado do Amazonas.

Nesta fase, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária em Manaus e em Rio Preto da Eva (AM).

A investigação abrange os crimes praticados pelos integrantes da organização criminosa alvo da primeira fase que corromperam diversos agentes públicos do Estado do Amazonas por meio do pagamento de propina, utilizando-se recursos públicos desviados do Fundo Estadual de Saúde com o fim de obter o direcionamento de contratos, acelerar a liberação de pagamentos e acobertar os ilícitos praticados.

Os fatos relacionados ao envolvimento do ex-governador do Estado somente apareceram após o avanço da investigação e dão conta de que este recebia pagamentos periódicos dos integrantes da organização criminosa.

O nome da Operação Estado de Emergência é uma referência à situação de calamidade pública que se encontrava a prestação de serviços públicos de Saúde no Estado, sendo decretado pelo então governador, em 31 de agosto de 2016, o estado de emergência econômica na Saúde estadual, mês anterior ao início da primeira fase da Operação Maus Caminhos.

Na ocasião, também foi criado o Gabinete de Crise, composto pelas Secretarias Estaduais de Saúde, da Casa Civil, da Fazenda e de Administração e Gestão, cujos secretários foram presos na Operação Custo Político (2ª Fase da Operação Maus Caminhos).

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.